São Leopoldo pede tombamento da Praça do Imigrante

São Leopoldo pede tombamento da Praça do Imigrante

Iniciativa também coletou assinaturas de empresas e entidades da sociedade civil

Stephany Sander

Prefeito Ary Vanazzi assinou o documento que pede o tombamento da Praça do Imigrante

publicidade

O documento que pede o tombamento da Praça do Imigrante foi assinado, na manhã de sexta-feira, pelo prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi. O texto foi criado a partir de um movimento em prol da praça, organizado pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL). 

O prefeito assinou a correspondência direcionada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em que pede celeridade no processo de tombamento do monumento que homenageia a Imigração Alemã. O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, esteve presente no encontro.

Com foco no Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, em 2024, a iniciativa também coletou assinaturas de empresas e entidades da sociedade civil. “Queremos anexar a carta junto ao processo de tombamento para mostrar a importância deste patrimônio histórico para nossa cidade”, disse a diretora de Relações Institucionais da Acist-SL, Madeleine Hilbk.  

Chamada inicialmente de Praça Centenário, o local foi construído sobre um aterro junto ao antigo "Porto das Telhas", tendo sido o ponto de desembarque dos primeiros imigrantes alemães que chegaram em 1824. Ao centro da praça, está o monumento pelo centenário da imigração alemã, construído para os festejos de 1924.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895