São Leopoldo registra procura intensa por testes de Covid neste final de semana

São Leopoldo registra procura intensa por testes de Covid neste final de semana

Município irá iniciar a aplicação da quarta dose para imunossuprimidos acima de 18 anos nesta segunda-feira

Correio do Povo

No sábado, foram realizados 116 testes. Neste domingo, até as 11h, 41 pessoas buscaram o serviço

publicidade

Devido ao aumento de casos de Covid-19 decorrentes da variante Ômicron, a Secretaria da Saúde de São Leopoldo abriu o Centro de Testagem Municipal (CTM) durante este final de semana. O local, situado na Praça Tiradentes, registrou procura semelhante aos dias de semana. No sábado, foram realizados 116 testes. Neste domingo, até as 11h, 41 pessoas buscaram o serviço. Entre eles, seu Olmar Prestes, de 61 anos, morador do bairro Santa Tereza. “Comecei a sentir os primeiros sintomas no final de semana. Hoje resolvi buscar o teste para ver o que pode ser.” A enfermeira Brenda Alves destaca que antes de serem testados, os pacientes passam por uma triagem. “Os profissionais acolhem e analisam os sintomas para ver a necessidade ou não da testagem.”

São realizados no CTM os testes RT-PCR (cotonete). O resultado pode ser consultado no site da prefeitura a partir de quatro dias úteis, mas conforme a demanda do Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, a resposta pode demorar até 10 dias.

A partir desta segunda-feira, a Secretaria da Saúde do município abrirá a aplicação de doses pediátricas contra a Covid-19 para crianças de 10 e 11 anos de idade, sem doenças prévias. Os pais ou responsáveis devem se dirigir à Escola Municipal Gusmão Britto, na avenida João Corrêa, 286, que atenderá das 9h30min ao meio-dia e das 14h às 16h30min. Os demais públicos com comorbidades, dos 5 aos 11 anos, permanecem contemplados.

Após receber a injeção, as crianças ficam em observação por 20 minutos em uma sala recreativa. Até o momento, mais de 200 doses infantis foram aplicadas e nenhuma reação foi registrada por decorrência da vacina. “Tudo transcorre com tranquilidade e segurança. Estamos num momento de grande contaminação por conta da variante Ômicron, por isso, reforçamos o pedido de que pais e responsáveis tragam seus pequenos para tomar a vacina e se proteger”, salientou a enfermeira Isadora Lempek.

O ginásio municipal Celso Morbach, localizado na avenida Dom João Becker, e o Centro de Eventos, na avenida São Borja, seguem com o expediente de vacinação contra a Covid-19 no horário habitual, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h. Ambos no sistema a pé. A partir desta segunda-feira, também estará disponível, a quarta dose, para imunossuprimidos acima de 18 anos. O intervalo de tempo entre a terceira e quarta dose será de quatro meses, a data de corte é para aqueles que fizeram a terceira dose até o dia 24 de setembro.

A Unidade Móvel de vacinação também estará aplicando a quarta dose. Nesta segunda-feira, das 8h30min às 11h30min, a unidade estará na rua Andrade Neves, na Vila Otacília, em frente à igreja. Durante à tarde, das 13h30min às 16h, as doses serão aplicadas na Associação de Moradores da Ocupação Justo, localizada na rua Ermelindo Warnieri.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895