São Leopoldo terá Centro Especial de Apoio ao Centenário

São Leopoldo terá Centro Especial de Apoio ao Centenário

Local contará com investimentos públicos, doações e trabalhos voluntários da comunidade

Stephany Sander

Espaço funcionará no prédio que abrigou a primeira casa de saúde da cidade, em 1903

publicidade

São Leopoldo contará com um Centro Especial de Apoio ao Hospital Centenário. O espaço funcionará no prédio que abrigou a primeira casa de saúde da cidade, em 1903, o chamado Hospital Santa Elisabeth, na área conhecida como Monte Alverne, no bairro São José. 

A ação será viabilizada a partir da articulação do prefeito Ary Vanazzi com a direção da Associação das Irmãs Franciscanas Penitência Caridade Cristã, dentro das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. 

A cedência do local será gratuita, por meio de uma cessão de uso, e o trabalho de recuperação do local e adequação contará com investimentos públicos, doações e trabalhos voluntários da comunidade. “Além dos decretos de isolamento social e todas as medidas do decreto de calamidade, que buscam defender a vida da população em primeiro lugar, temos toda uma organização na saúde sendo preparada”, disse Vanazzi. 

Conforme a presidenta da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, o Centro Especial de Apoio ao Hospital Centenário Monte Alverne, após a reestruturação necessária, será utilizado como espaço auxiliar para internações de pacientes com coronavírus de menor complexidade e gravidade. “Contar com este espaço será muito importante, especialmente por não termos a dimensão que a pandemia terá em São Leopoldo, por isso toda a preparação que estamos fazendo é fundamental para que sejamos mais eficientes no enfrentamento ao Covid-19”, afirmou Lilian. 

O local já está passando por um conjunto de adequações para garantir o atendimento de pacientes leves de coronavírus, ou mesmo pacientes clínicos em recuperação, que demandem um cuidado de menor complexidade. 

Entre as melhorias, estão sendo feitas a limpeza e higienização completa do imóvel, colocação de móveis e equipamentos hospitalares, de informática e telefonia, instalações elétricas, hidráulicas, internet, sinalização e identificação das áreas, equipamentos de prevenção a incêndio, adequação dos espaços administrativos e leitos a serem utilizados. 

Para a realização de todas essas melhorias, além dos investimentos públicos que serão aplicados, ainda não contabilizados, uma ação solidária está captando doações de equipamentos e valores para efetivação das ações. Além disso, alguns dos mais de 500 voluntários já cadastrados trabalharão nos serviços.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895