São Sebastião do Caí intensifica fiscalização em loteamentos clandestinos

São Sebastião do Caí intensifica fiscalização em loteamentos clandestinos

Fiscais tem percorrido todos os bairros para averiguar possíveis inconformidades com a legislação

Stephany Sander

Até o momento, seis empreendimentos já foram embargados pela prefeitura

publicidade

Por conta do aumento de denúncias sobre loteamentos clandestinos em São Sebastião do Caí, o Setor Municipal de Fiscalização vem realizando uma força-tarefa, com o apoio da Brigada Militar. 

Os fiscais tem percorrido todos os bairros e localidades para averiguar possíveis inconformidades com a legislação. Até o momento, seis empreendimentos já foram embargados pela prefeitura e segundo a secretária municipal da Fazenda, Camila Bohn Flores, as fiscalizações têm o objetivo de verificar possíveis desacordos com as leis existentes para compra, venda e loteamento de áreas. 

“Temos de fazer cumprir a legislação no que se refere a novas áreas residenciais e pedimos a todos que prestem atenção antes de comprar um terreno com condições de preço muito abaixo do mercado”, destaca, explicando que em caso de irregularidades, pode ocorrer a interdição do local e notificação dos responsáveis. 

O Setor de Fiscalização alerta que dar início a loteamento ou desmembramento do solo para fins urbanos sem autorização da prefeitura constitui crime contra a administração pública e os casos verificados serão encaminhados ao Ministério Público, podendo responder penal, civil e administrativamente. 

Há locais em que o parcelamento de solo não é permitido e, se o mesmo for constatado, a área deve retornar à situação de origem, com a demolição do que já foi construído e a recomposição da vegetação das áreas degradadas. 

Um dos casos recentes de interdição de loteamento, que já tinha inclusive casas prontas e outras em fase final construção, além de agressões ao meio ambiente, foi identificado no interior do bairro Conceição na última semana. “Contatamos os responsáveis e os notificamos das irregularidades e, ao constatar que a ocupação seguia avançando, tivemos de interditar obras em lotes dentro do loteamento, bem como a entrada principal da área”, explica Camila. 

Nos últimos meses, outros cinco loteamentos foram embargados. As construções ficam nas localidades de Areião, Pinheirinho e Campestre, regiões de áreas rurais. 

O Setor de Fiscalização da prefeitura de São Sebastião do Caí destaca que os loteamentos devidamente regularizados possuem placa de licenciamento emitida pela prefeitura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895