"Só deu tempo de correr": árvore cai em Canoas após estrondo durante temporal

"Só deu tempo de correr": árvore cai em Canoas após estrondo durante temporal

Defesa Civil e setor de Resiliência Climática atuam na retirada de árvores da rede elétrica e no atendimento a moradores afetados pelo temporal

Fernanda Bassôa

Galhos caíram sobre a fiação elétrica e causaram curto-circuito

publicidade

Quando saía de casa, um pouco depois das 17 horas de segunda-feira, na esquina da Rua São Jerônimo, no bairro Mathias Velho, em Canoas, que Airton Carlos Rodrigues Leite, 59 anos, percebeu que estava em meio ao vendaval. "Olhei aquela escuridão no céu e em seguida aquele vento forte, e corri para dentro de casa para retirar os eletrônicos das tomadas. Deixei a porta aberta. Quando voltei para fechar, ouvi um barulhão e a árvore despencou na minha frente. Só deu tempo de correr para dentro de casa. Foi um susto."

O trabalhador autônomo que mora com o filho lembra que na sequência iniciou um curto-circuito no lado de fora a a, bem próximo da casa. Os galhos haviam atingido a fiação elétrica e faíscas respingavam sobre a calçada. "Aqui dentro, a luz piscava. Lá for a, os galhos não paravam de cair e o vento forte assoviava. Foi um horror. Graças a Deus, ninguém ficou ferido. Tive estragos apenas no telhado da garagem."

A casa de Leite é uma das 256 residências de Canoas que tiveram algum tipo de dano por conta das chuvas de ontem na cidade. A Prefeitura de Canoas segue mobilizando equipes de todas as secretarias para avaliar, organizar e dar resposta aos danos causados pela chuva e ventania e restabelecer a normalidade na cidade. Os esforços coordenados pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática vão desde a retirada de árvores caídas na fiação elétrica e nas ruas da cidade e o atendimento a pessoas que tenham sofrido danos.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895