Saúde faz compra emergencial de 2,5 mil preservativos em Santa Cruz do Sul

Saúde faz compra emergencial de 2,5 mil preservativos em Santa Cruz do Sul

Desde agosto o Estado não tem enviado o número de camisinhas solicitadas para atender a demanda

Otto Tesche

publicidade

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul encaminhou a compra emergencial de cerca de 2,5 mil preservativos masculinos. A medida ocorreu devido ao desabastecimento e à falta de repasses por parte do Ministério da Saúde e do governo do Estado. Para viabilizar compras em maior quantidade, o setor também organiza uma licitação.

A coordenadora do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), enfermeira Micila Chielle, informou que, desde agosto, o Estado não tem enviado o número de camisinhas solicitadas para atender a demanda. Por mês, são distribuídas em torno de 15 mil em Santa Cruz do Sul. Elas estão disponíveis em todos os postos de saúde e no Cemas, além de empresas que pedem o produto à Prefeitura.

Micila ressalta que o desabastecimento não afeta a disponibilidade de preservativos femininos e de gel lubrificante, que podem ser retirados normalmente. A enfermeira destaca que a população ainda precisa se conscientizar quanto a uma conduta sexual responsável, como conhecer a sorologia do parceiro, usar preservativo em todas as relações sexuais (anal, vaginal e oral) e realizar os testes rápidos gratuitos disponíveis na rede pública duas vezes ao ano ou numa situação de risco, como, por exemplo, em uma relação sexual desprotegida.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895