Safra do Camarão começa nesta quinta-feira com boa expectativa

Safra do Camarão começa nesta quinta-feira com boa expectativa

Nos últimos quatro anos os resultados foram considerados ruins em razão do excesso de chuvas

Angélica Silveira

A perspectiva em Rio Grande é que o quilo do camarão com casca seja vendido por R$15

publicidade

Após quatro anos em que a safra do camarão foi considerada ruim, pescadores das colônias Z1 e Z3, em Rio Grande e Pelotas, acreditam em um bom período para a pesca do crustáceo, que começa na madrugada desta quinta-feira. “A água salgou tarde, mas a perspectiva é boa. Alguns pescadores já viram camarão, mas vamos monitorar uns 15 dias para confirmar se a safra será realmente boa”, pondera o presidente da Colônia de Pescadores Z3, Nilmar Conceição.

Na Lagoa dos Patos, aproximadamente 4 mil pescadores estão licenciados para pescar camarão entre os dias 1º de fevereiro e 31 de maio. Além de Pelotas e Rio Grande, há pescadores de São Lourenço do Sul e São José do Norte habilitados. “Como dependemos da natureza é perigoso confirmar antes de começar que a safra será boa ou ruim”, destaca.

Em Rio Grande, os pescadores estão com a expectativa positiva em relação aos últimos quatro anos por causa da diminuição das chuvas a partir de novembro. “Isto permitiu a baixa na Lagoa dos Patos e a entrada de água salgada do Oceano, que possibilita a entrada das larvas do camarão e outros peixes”, justifica o presidente da Colônia de Pescadores Z1, Nilton Machado. A perspectiva no município é de que o quilo do camarão com casca seja comercializado por R$ 15, em média. “Muitos vêm de fora pescar aqui, mas o que mais nos prejudica é a pesca predatória. Para evitar que isto ocorra é necessária uma maior fiscalização”, diz.

A cerimonia da abertura oficial da safra do Camarão será nesta quinta, ás 11h30min, na Ilha da Torotama, em Rio Grande, no salão Paroquial da igreja da localidade. Antecedendo a solenidade, haverá uma visita à Cooperativa de Pescadores da São Miguel, às 9h, para acompanhar a chegada da primeira leva de camarão. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895