Sala de Situação e Emergência da Defesa Civil será inaugurada nesta quinta-feira em Rio Grande

Sala de Situação e Emergência da Defesa Civil será inaugurada nesta quinta-feira em Rio Grande

Objetivo é que a cidade possa ter uma previsão do tempo mais assertiva e com isto se preparar melhor para futuros extremos climáticos

Angélica Silveira

Os últimos ajustes para inauguração foram feitos nesta terça-feira

publicidade

Será inaugurada às 10h desta quinta-feira, a primeira sala de situação e emergência de uma Defesa Civil Municipal. O ato ocorre em Rio Grande, no sul do Estado. Segundo o Ordenador da Defesa Civil Municipal, Rudimar Machado, a ideia ocorreu a partir de uma visita à sala de situação do Estado, em 2023.

“Somos o primeiro município do interior a ter esta sala. Só que a nossa é mais completa, temos centrais meteorológicas que foram distribuídas no Centro ( no Centro de Convívio dos Meninos do Mar), Ilha do Leonídio e Cassino ( Querência), no qual teremos mais assertivamente dados, a previsão do tempo”, relata. Para Machado é algo tecnológico inovador que nos torna como cidade de inteligência . Trata-se de um espaço devidamente equipado para o apoio na prevenção de riscos, controle de dados e aplicação de modelos numéricos para a elaboração de boletins informativos.

No local, também haverá uma sala de projetos, com dois servidores com computadores de alta performance para fazer projetos dentro do Sistema Integrado de Desastre. “A ideia também é para captar recursos, também para decretar mais rápido situação de emergência ou de calamidade para ter homologação da Estado e reconhecimento do Governo Federal”, completa.

O novo espaço irá contar ainda com Sala de Treinamento pra qualificação das equipes, assim como a realização de projetos em parceria com empresas e setores públicos. A intenção de uma parceria com a União Rio-grandina de Associações de Bairros (URAB) é capacitar quatro representantes de cada bairro para que estas pessoas possam atuar como primeira resposta para auxilio dos moradores de sua região.

O local também contará com recepção e almoxarifado ( para fazer a gestão dos itens que entram e saem da Defesa Civil), entre outros espaços. “O nosso município é o primeiro que se destaca com cidade inteligente trabalhando prevenção, preparação resposta e construção”, observa.

O projeto de instalação da sala foi viabilizado com o apoio de recursos de empresas privadas e de setores públicos. Machado destaca que a execução do projeto e boa parte da compra de materiais foi custeada pelo Ministério Público, com o auxílio do diretor de promotorias, Marcelo Thormann. A Sala de Situação ficará na sede da Defesa Civil, na Rua Almirante Barroso, 166. Os últimos ajustes para a inauguração foram realizados nesta terça-feira.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895