Santa Casa anuncia novos serviços no Hospital Dom João Becker em Gravataí

Santa Casa anuncia novos serviços no Hospital Dom João Becker em Gravataí

Um novo hospital deve ser construído no município nos próximos anos

Fernanda Bassôa

Hoje, o hospital conta com 193 leitos, sendo 70% destinados ao SUS

publicidade

A Santa Casa de Misericórdia, que administra o Hospital Dom João Becker, em Gravataí, anunciou durante prestação de contas realizada na Câmara de Vereadores, além dos novos serviços (atendimentos em endoscopia e cardiodiagnóstico, consolidação do hospital-escola e a reforma do laboratório), ampliação de setores e a construção de um novo hospital. Além da nova UTI, que deve ser inaugurada ainda em 2021, da nova emergência SUS, que será entregue em 2022, e das ampliações para o ano que vem, o planejamento da Santa Casa prevê reformas na Emergência Convênios, criação do Serviço de Quimioterapia e modernização das unidades de internação e do Centro de Especialidades para os próximos anos. Além disso, um novo hospital também deve entrar em construção.

“Já temos a concepção de um novo projeto, fundamentado nas necessidades do município, especialmente das empresas locais, que indica ser fundamental a edificação de um novo hospital dentro de três a quatro anos. Será uma segunda estrutura hospitalar que irá ajudar o Dom João Becker na missão de ampliar o serviço de saúde da Santa Casa para Gravataí e região”, prevê o diretor geral da Santa Casa, Júlio Matos.

Em três anos de gestão, o Dom João Becker contabiliza 380 mil consultas, 30 mil cirurgias e dois milhões de exames em Gravataí. Hoje, o hospital conta com 193 leitos, sendo 70% destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). São 16 unidades assistenciais, 16 consultórios e oito salas cirúrgicas, além de laboratório e UTI. Ao todo, são mais de mil funcionários ativos, sendo 288 médicos, 92 enfermeiros e 460 técnicos em enfermagem, além de colaboradores das áreas administrativas e de apoio assistencial.

“No período no qual estamos à frente do hospital tivemos um grande avanço assistencial, com a incorporação de novos serviços como o Centro de Tratamento da Obesidade, o Serviço de Cardiologia e o Serviço de Reabilitação. Vamos ampliar o alcance das especialidades para atender as necessidades de Gravataí”, informa o superintendente, Antônio Weston.

Nesta quinta-feira, a Câmara de Gravataí confirmou o repasse de mais de R$ 3 milhões para a construção da nova emergência do Hospital Dom João Becker, resultado da economia realizada pelos parlamentares ao longo de 2021. O dinheiro já foi repassado pelo Legislativo à prefeitura e será utilizado para dar início às obras da nova emergência do SUS. “A nova emergência vai materializar para a cidade que a Santa Casa chegou em Gravataí”, afirmou o presidente do Legislativo, vereador Alan Vieira. A previsão é de um ano de obras, ao custo de R$ 10,6 milhões.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895