Santa Casa de Uruguaiana suspende internações clínicas pediátricas temporariamente

Santa Casa de Uruguaiana suspende internações clínicas pediátricas temporariamente

Internações em UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários estão mantidas

Fred Marcovici

Administração da Santa Casa segue buscando uma solução e espera retomar o serviço em breve

publicidade

A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, único hospital do município, comunicou em nota, na manhã desta quinta-feira, a suspensão temporária do serviço de internação clínica pediátrica por falta de profissionais médicos da área. As internações em UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários (Ucinco) estão mantidas.

Segundo o hospital, após meses de reuniões frustradas, houve uma última tentativa de negociação com os profissionais nessa quarta-feira, promovida pelo Ministério Público Estadual, com participação da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). A nota diz que a recusa dos 15 profissionais médicos em permanecer no serviço não se deu por questões financeiras, uma vez que foi oferecido 50% de acréscimo no valor da hora plantão aos profissionais. No entanto, não houve interesse dos profissionais em continuar a prestação dos serviços pelo SUS, levando a administração a suspendê-lo.

As crianças atualmente internadas seguirão sendo tratadas por uma única médica pediatra que se dispôs a permanecer atendendo a população de Uruguaiana até que sejam transferidos ou recebam alta médica. Novas crianças que necessitem de internação clínica serão acolhidas, estabilizadas e cadastradas no Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint) do Estado, permanecendo aos cuidados da equipe plantonista do Pronto Socorro até sua transferência. A administração da Santa Casa informa que segue buscando uma solução, inclusive fora do município, e que espera retomar o serviço em breve.

O Simers informou que, durante a audiência, o diretor de Interior da entidade, Luiz Alberto Grossi, colocou a posição dos profissionais reforçando a necessidade de melhores condições de trabalho e valorização. Conforme o sindicato, a Santa Casa manifestou o interesse de contratar mais profissionais para o fechamento de escala, mas não obteve sucesso oferecendo maior remuneração por hora aos profissionais. O Simers disse ainda que marcará Assembleia Geral Extraordinária com os pediatras de Uruguaiana e região na próxima semana para deliberar as estratégias da categoria.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895