Santa Cruz do Sul fará revitalização do Parque da Gruta

Santa Cruz do Sul fará revitalização do Parque da Gruta

Os trabalhos terão início em março e estão previstos para durar três anos

Otto Tesche

As primeiras ações serão a troca do madeiramento da passarela de acesso na margem do lago

publicidade

Um dos principais pontos turísticos de Santa Cruz do Sul, o Parque da Gruta começará a receber obras de revitalização a partir de março, quando diminui o número de frequentadores. O desenvolvimento do trabalho terá duração de três anos. O projeto está na fase de elaboração do orçamento e formatação dos editais de licitação. A primeira fase será executada em quatro meses. Conforme os trabalhos avançam, setores serão isolados e bloqueados para o público.

As primeiras ações serão a troca do madeiramento da passarela de acesso na margem do lago e dos trapiches de acesso às cascatas. Os bancos e mesas, assim como as churrasqueiras, também receberão melhorias. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Flávio Bender, informou que os animais transferidos para o Zoológico de Sapucaia do Sul, em 2014, não voltarão ao parque. Os únicos que permanecem são os patos e gansos, que recebem tratamento de um cuidador e de um médico veterinário. “As obras no local serão feitas em etapas, algumas que dependem da aprovação de projetos federais. Por isso, estamos estimando três anos para a conclusão total”, explica.

Um dos problemas mais graves é a passarela na entrada do parque. Madeiras estão soltas e algumas ripas quebradas, o que pode provocar lesões em pedestres. Os pregos à mostra são outro perigo. Os brinquedos e aparelhos de ginástica precisam de pintura. Em alguns pontos, estão tomados pela ferrugem. Com área de 17,4 hectares e a 2 quilômetros do Centro do município, o parque dispõe de cavernas, trilhas em meio à mata nativa, cascatas, pedalinho e infraestrutura com churrasqueiras, banheiros, playground, restaurante e lanchonete. Em 2016, o local passou a abrigar o Parque de Aventuras, com tirolesa, parede de escalada e trilhas de arvorismo. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895