Santa Cruz do Sul reabre o Lago Dourado para o público

Santa Cruz do Sul reabre o Lago Dourado para o público

O complexo ficará aberto diariamente, das 7h às 19h

Otto Tesche

Complexo estava fechado para obras de melhorias desde 2019

publicidade

O complexo do Lago Dourado volta a reabrir para visitação do público em Santa Cruz do Sul nesta quinta-feira depois de permanecer fechado para obras desde fevereiro de 2019. As melhorias no espaço do complexo com o reservatório de água e área de lazer ocorreram com recursos procedentes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), previstos no contrato assinado em 2014 com a prefeitura para prestação de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O complexo ficará aberto diariamente, das 7h às 19h, para o acesso do público. O investimento nas obras de melhorias totalizou em torno de R$ 10,6 milhões. Na primeira fase dos trabalhos, concluída em outubro de 2016, houve a preparação para a duplicação da pista no entorno do espelho d’água, com o aterramento. Nesta segunda etapa, a pista foi efetivamente duplicada e duas áreas no interior do parque foram preparadas para receber espaços de lazer futuramente, como quadras poliesportivas e quiosques.

O plano inicial era que o parque pudesse ser reaberto no verão de 2020. Mas com a eclosão da pandemia, os trabalhos chegaram a ficar paralisados por 30 dias e houve a retomada em ritmo mais lento devido às orientações de distanciamento, afastamentos de funcionários por estarem infectados ou com familiares positivados e restrições de acesso ao Parque de Eventos, onde é extraída a argila para a obra. Além disso, com a estiagem ocorrida no primeiro semestre do ano passado, os serviços de terraplanagem tiveram de ser interrompidos por causa da escassez de água, o que gerou atrasos em cadeia.

A principal intervenção na segunda etapa da obra foi a duplicação da pista no entorno do lago, totalmente asfaltada. Uma faixa será para os ciclistas, com 3,05 metros de largura, e a outra para os pedestres praticarem caminhada, corrida e kangoo jump, com 2,70 metros. O canteiro central conta com gramado e com infraestrutura subterrânea de espera para instalação de rede elétrica. Assim, futuramente todo o perímetro poderá receber iluminação. O diretor de Esportes da prefeitura, Guilherme Eich, informou que o local passou a ser mais adequado às práticas esportivas com a execução das melhorias. A capacidade de estacionamento também teve aumento.

Outra novidade prevista é a volta do bicicletário, com a disponibilização de bicicletas para a população. Com o objetivo de garantir a segurança dos usuários, haverá efetivo da Guarda Municipal em tempo integral no local, com ao menos dois guardas em rondas periódicas com motocicletas. A guarita na metade do anel será reativada e passará por melhorias em breve.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895