Santa Maria anuncia app para proteção de mulheres vítimas de violência doméstica

Santa Maria anuncia app para proteção de mulheres vítimas de violência doméstica

Ferramenta servirá como botão de socorro 

Agostinho Piovesan

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Chamado de "Todas Nós, Marias", um aplicativo que auxiliará na proteção de mulheres que estão sob medida protetiva foi anunciado nessa quinta-feira pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria. A ferramenta servirá como um botão de socorro para aquelas que se sentirem ameaçadas no contexto da violência doméstica. 

A partir da criação do aplicativo, que ainda não tem data para ser disponibilizado, a cidade terá mais um canal de comunicação direto entre vítimas e órgãos de segurança. A ferramenta é desenvolvida em uma parceria da prefeitura com a empresa Vigillare Sistemas de Monitoramento. O app ainda está em fase de testes. 

O município investe R$ 560 mil por mês para manter a estrutura de câmeras de videomonitoramento, sendo que, atualmente, são 1.117 espalhadas por Santa Maria, incluindo as atuais 970 câmeras previstas em contrato, as 125 colaborativas/compartilhadas e as 22 câmeras de órgãos do Estado. O número de câmeras foi uma das melhorias implementadas nos últimos dois anos: quando o Ciosp começou a funcionar, eram cerca de 800 no total (691 pelo contrato com a Vigillare). O acréscimo é viabilizado com aditivos contratuais, câmeras privadas compartilhadas, em fachadas de estabelecimentos/locais privados, por exemplo, e acesso a câmeras do governo do RS.

Segundo o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, tenente da reserva da Brigada Militar e que faz parte do quadro de servidores da prefeitura lembrou que o órgão reúne os três principais contatos para chamadas de emergência, o 190, da Brigada Militar, o 193, do Corpo de Bombeiros, e o 153, que serve, principalmente, para demandas referentes a patrimônio público e trânsito. 

O superintendente ressaltou uma melhoria que começou a ser implementada há cerca de seis meses: o Ciosp-CAD. Esse outro software, já em uso pela Guarda Municipal, pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CMTU) e pela Defesa Civil serve para o cadastro, o atendimento e o despacho de ocorrências, daí, a sigla CAD. A tecnologia foi desenvolvida pela própria Prefeitura, sem custos adicionais para os cofres públicos.


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