Santa Maria e UFSM iniciam trabalho de seleção de objetos históricos recolhido do Clube Caixeiral

Santa Maria e UFSM iniciam trabalho de seleção de objetos históricos recolhido do Clube Caixeiral

Materiais foram retirados do prédio devido a queda do telhado em agosto

Agostinho Piovesan

Primeira fase do trabalho visa melhorar o estado do material que envolve não só livros, mas também documentos

publicidade

Uma equipe técnica de arquivologistas, historiadores e estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Arquivo Histórico Municipal iniciou, nesta segunda-feira, o trabalho de separar documentos e acervo bibliográfico que estão alojados temporariamente no Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggetti. Retirados do prédio do Clube Caixeiral em função da queda do telhado da construção, no início de agosto, os materiais históricos, artísticos e documentos passam, agora, por uma seleção e cuidados básicos de preservação.

Segundo a arquivologista Fernanda Pedrazzi, professora do Departamento de Arquivologia da UFSM, a primeira fase do trabalho, que deve durar três meses, visa melhorar o estado do material que envolve não só livros, mas também documentos. “Nós vamos trabalhar em conjunto com o Arquivo Histórico em uma força-tarefa para fazer uma triagem, dividindo esses materiais em dois grupos grandes, sendo primeiramente os livros e depois os documentos”, observa.

Fernanda disse que o principal foco é o arquivo. “Vamos dar uma atenção especial para os documentos, pois eles são únicos e, numa primeira observação, já identificamos que há fotografias, documentos de associados do Clube e documentos administrativos. Vamos separar os livros que estão em boas condições”, detalha.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, afirma que ainda não há definição sobre o destino do material após o trabalho, já que está guardado de forma temporária no Centro de Atividades Múltiplas, e destacou a importância dessa recuperação como um resgate do patrimônio histórico da cidade. “Vamos dar uma atenção para esse material histórico e logo vamos dar um encaminhamento para guardar enquanto o clube não tiver condições de manter preservado, sendo que temos um bom acervo literário e também documental da cultura da cidade que temos que manter preservado”, destaca.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895