Santa Maria intensifica a entrega de água em bairros e nas comunidades do Interior

Santa Maria intensifica a entrega de água em bairros e nas comunidades do Interior

Bairros e distritos são abastecidos com água transportada pela Defesa Civil

Agostinho Piovesan

Reservatórios de água são implantados no interior do município

publicidade

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da da Defesa Civil Municipal, está transportando água para 134 famílias da zona urbana e rural. Os moradores, a maioria do interior do município, registram que as fontes de onde captavam água praticamente secaram em função da prolongada estiagem.

São utilizados vários carros pipa no trabalho de atender a demanda por água, que aumenta com o passar dos dias sem o registro de chuvas fortes. Segundo a administração municipal, são 82 pontos que recebem água - em quatro bairros da cidade e nos nove distritos do Interior. Desde terça, um veículo do Exército reforça o apoio na entrega de água para que mais famílias sejam atendidas.

Para esta sexta, a Defesa Civil já tem programada a entrega nos distritos de Pains e Arroio do Só. O cronograma está sujeito a sofrer alterações ao longo de cada dia de acordo com novas demandas e ajustes a serem realizados.

Outra frente de trabalho, com a secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), atua na limpeza de açudes e na construção de novos reservatórios de água, para abastecer principalmente animais, pequenas lavouras e hortas. Nesta quinta-feira, foi concluída a construção de um reservatório, uma espécie de piscina, com lona preta no solo, também conhecida como geomembrana, no Distrito de São Valentim. A SMDR informa que a técnica visa aumentar a capacidade de armazenagem do reservatório de água. Nos períodos de chuva, a água poderá ficar represada, não irá infiltrar no solo e será utilizada quando necessário..

Os produtores rurais interessados na limpeza de microaçudes ou na construção de novos reservatórios poderão se inscrever nas Subprefeituras dos distritos  e na secretaria de Desenvolvimento Rural, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, 141, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. A inscrição consiste no preenchimento de uma ficha cadastral. Posteriormente, os técnicos farão uma visita técnica às propriedades inscritas.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895