Santa Maria reabre bares, restaurantes e lancherias nesta segunda-feira

Santa Maria reabre bares, restaurantes e lancherias nesta segunda-feira

Estabelecimentos devem atender apenas 50% do público permitido no PPCI

Renato Oliveira

Além do atendimento presencial reduzido, estabelecimentos poderão trabalhar com tele-entrega e com sistema take-away.

publicidade

A partir desta segunda-feira, entra em vigor decreto da Prefeitura de Santa Maria, que flexibiliza as regras para funcionamento de restaurantes, bares de alimentação e lancheiras, desde que sejam adotadas medidas que garantam a segurança da população contra a disseminação do coronavírus.

"O foco, no momento, é uma retomada gradual. Garantir a segurança dos clientes e funcionários e compatibilizar a economia são os desafios", destacou o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez. "Vamos continuar com a fiscalização para que todos cumpram as normas de prevenção, salientou.

Os estabelecimentos poderão funcionar atendendo no local, com até 50% do público permitido pelo seu Plano de Proteção e Prevenção contra Incêndio (PPCI), além do sistema de take-away (pegar e levar) e tele-entrega.

Para tanto, é necessário garantir a higienização regular do espaço, bem como de equipamentos e utensílios; disponibilizar material de higiene para o público como sabão líquido, álcool em gel e toalhas de papel; que os funcionários utilizem Equipamento de Proteção Individual (EPI's), como máscaras; distanciamento de dois metros entre as pessoas, podendo ser reduzido para um metro, caso seja feito o uso de EPI's; sistema para evitar a formação de filas e, assim, a aglomeração de pessoas; e funcionamento somente entre 7h30min e 22h.

Como forma de assegurar que as regras estão sendo cumpridas, o Executivo Municipal fará fiscalizações regulares nos locais, como já vem fazendo desde o início da pandemia de Covid-19. Além disso, é obrigatório que o espaço fixe, em local de amplo acesso, qual é a sua lotação máxima.

Assim, caso haja suspeita de desrespeito às regras do decreto, a população poderá denunciá-lo. As denúncias podem ser feitas por telefone, ligando para o número 153 ou pelo WhatsApp nos números (55) 99217-8122, (55) 99167-4728 e (55) 99167-8452.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895