Santa Rosa inaugura espaços colaborativos para empreendedores

Santa Rosa inaugura espaços colaborativos para empreendedores

Áreas instaladas na incubadora da Unijuí estão à disposição de empresas e estudantes

Felipe Dorneles

Os ambientes foram projetados para estimular a inovação das empresas

publicidade

A Criatec, Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí, inaugurou no campus da instituição em Santa Rosa, três espaços colaborativos para empreendedores. Um coworking, um auditório e um laboratório de prototipagem estão à disposição tanto de empresas incubadas quanto de empreendedores e estudantes da região.

Lucas Escher, analista de negócios da Criatec, explica que as áreas, inauguradas nesta semana, foram estruturadas com recursos do governo do Estado, no valor de R$ 300 mil. A incubadora desenvolveu projeto para captar recursos por meio do Programa RS Tecnópole de Apoio às Incubadoras de Base Tecnológica e Indústria Criativa. Também teve contrapartida da universidade. “As salas estão equipadas com equipamentos de última geração, como computadores, projetores e impressora 3D. E os ambientes foram projetados para estimular o espírito de inovação nos processos das empresas”, revela.



Anderson Decker, Milena Pacheco e Estela Zamberlan, sócios da Químea Ambiental, uma empresa em pré-incubação, já aproveitam os espaços. A empresa de assessoria e consultoria ambiental reuniu clientes para treinamento e avalia positivamente a estrutura. “Além da consultoria técnica, toda esta nova estrutura está a nossa disposição, para qualificar nosso trabalho e nos colocar em contato com empresários de outras empresas incubadas, comunidade acadêmica e empresarial”, destaca Anderson.

A Criatec, que também possui sede em Ijuí, tem em Santa Rosa duas empresas em pré-incubação e seis incubadas. Os empresários recebem orientação técnica de consultores da universidade e têm cedidos espaços para montar suas estruturas administrativas. Além destas empresas, outras três estão graduadas, atuando no mercado de forma independente. São oito anos de atendimento na cidade.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895