Santiago obtém o Selo Município + Azul Caixa

Santiago obtém o Selo Município + Azul Caixa

Prêmio é para cidades que apresentam indicadores públicos de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental

Correio do Povo

Solenidade reuniu representantes da prefeitura e da Caixa Econômica Federal

publicidade

Santiago obteve o Selo Município + Azul Caixa. O reconhecimento foi criado pelo banco federal para cidades que apresentam indicadores públicos que demonstrem a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local. O município da Amcentro atingiu pontuação de 80 pontos, o que lhe conferiu o selo categoria Safira. 

A cerimônia de entrega da premiação ocorreu no Centro Empresarial de Santiago, nessa quarta-feira, no evento Café de Ideias, com debate sobre ESG e mediação do prefeito de Santiago Tiago Görski e a da superintendente executiva de Governo da Caixa Econômica Federal, Liana Trost Ebling. A categorização da premiação vai de 60 pontos, no selo Cristal; 70 pontos, o Topázio, até o grau máximo, 100 pontos, referente ao selo Diamante. "Parabenizamos Santiago por ser pioneira no Rio Grande do Sul em conquistar o Selo Município + Azul da Caixa Federal. É um reconhecimento pelas boas práticas de governança em quatro grandes itens, que contemplam 20 áreas. Essas ações beneficiam não só o município, mas toda a região", reconheceu Liana Ebling.

O prêmio valoriza a adoção de soluções mais eficientes, com transparência e sustentabilidade, objetivando incentivar a gestão responsável, a melhoria da qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pela gestão pública local. Os municípios são avaliados por meio de 20 critérios, classificados sob quatro aspectos: ambiental, social, governança e climático. De acordo com o prefeito Görski, o objetivo do selo é estimular os municípios que busquem desenvolver a sustentabilidade e a qualidade de vida dos moradores. “Estamos felizes com o reconhecimento sobre as nossas boas práticas e a dedicação da nossa gestão em promover a sustentabilidade, o cuidado com o ambiente com projetos inovadores e que envolvem a nossa comunidade na busca do bem-estar de todos”, destacou.

Para o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, a iniciativa apoia os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas, por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Santiago está dando um bom exemplo. Cada vez mais os prefeitos estão se apropriando dessa agenda global, promovendo ações para reduzir a fome e a pobreza, minimizar os efeitos das mudanças climáticas e garantir a igualdade e a qualidade de vida às pessoas”, disse. Com a certificação, o município agrega condições diferenciadas na contratação de serviços e de produtos bancários, proporcionais ao nível alcançado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895