Santo Ângelo faz mobilização para manter sede de coordenadoria de educação

Santo Ângelo faz mobilização para manter sede de coordenadoria de educação

Secretaria estadual tem objetivo de otimizar as estruturas e centralizar serviços

Felipe Dorneles

Comunidade quer manter a coordenadoria regional na cidade

publicidade

Entidades e lideranças de Santo Ângelo estão mobilizadas pela permanência da sede da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) na cidade. No dia 9 de janeiro, a Secretaria Estadual da Educação enviou nota à imprensa esclarecendo o objetivo de otimizar as estruturas e centralizar em locais únicos diversos serviços do Estado.

O presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Dionísio Saganello, lembra que informações que circularam na região acarretam a mobilização. “O secretário (Faisal Karam) anunciou em entrevista em uma rádio da cidade o fechamento de coordenadorias, e isso assustou. Já perdemos outros órgãos por falta de mobilização, então não queremos perder a Coordenadoria.” Saganello destaca que a cidade tem respaldo para manter a sede da CRE, com aeroporto e outros órgãos estaduais e federais estruturados.

Em 16 de janeiro, houve audiência pública com representantes de entidades, universidades e sindicatos. E no dia 18, em nova reunião, foi elaborado um ofício a ser entregue à Secretaria da Educação. É aguardada uma agenda com o titular da pasta, Faisal Karam. A 14ª CRE abrange 11 cidades. A Secretaria Estadual da Educação informou que as chances de a coordenadoria de Santo Ângelo ser fechada são as mesmas dos outras 29 existentes do Rio Grande do Sul. Informou ainda que o processo é embrionário e que um estudo está em andamento para otimizar o serviço de educação no Estado.  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895