Sapucaia do Sul conta com mais 296 vagas na educação infantil em 2020

Sapucaia do Sul conta com mais 296 vagas na educação infantil em 2020

As escolas atenderão turmas de berçário e maternal, zerando a fila de espera desta faixa etária

Fernanda Bassôa

EMEI Professora Simone Serafim, no bairro Camboim

publicidade

Foram entregues à comunidade de Sapucaia do Sul, na tarde desta quinta-feira, mais duas escolas de educação infantil. Com a finalização das obras, que iniciaram em 2013, os educandários nomeados de Izabel Cristina Souza de Costa, no bairro Pasqualini, e Professora Simone Serafim, no bairro Camboim, vão oferecer outras 296 novas vagas que contemplarão crianças de zero a três anos.

As escolas atenderão turmas de berçário e maternal, zerando a fila de espera desta faixa etária. De acordo com a Administração Municipal, cada instituição tem capacidade para atender 148 alunos. A previsão de início das aulas é março. Atualmente, Sapucaia do Sul conta com 2,3 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos. Cerca de 500 pais ainda não compareceram à Prefeitura para garantir o espaço. A Prefeitura afirma que os responsáveis ainda estão sendo chamados.

O secretário de Educação de Sapucaia do Sul, Jairo Jorge, informou que quando assumiu os trabalhos junto ao Executivo encontrou uma das escolas totalmente depredada, alvo de invasão. “Ela teve que ser reconstruída. A outra, a empresa havia paralisado as obras e ainda faltava a finalização de parte da estrutura. Então resolvemos acelerar este processo.” Jairo Jorge conta que as edificações estão todas prontas. Entretanto, ainda falta o mobiliário para as salas de aula, cozinha e outros setores que, segundo ele, já está em processo de aquisição. “Até o dia 2 de março, tudo deverá estar finalizado para que possamos receber as crianças com toda a estrutura que merecem.” Com relação ao gerenciamento duas escolas, o secretário explica que será feita através de uma gestão compartilhada com a Fundação La Salle.

“Firmamos uma parceria com a Fundação, com duração de dois anos. Estamos contentes, pois além do La Salle ser reconhecido pela qualidade do seu ensino, essa gestão compartilhada, que vai contar diariamente com um responsável pedagógico da rede municipal, vai gerar uma economia de mais de R$ 3 milhões ao ano para a Administração Pública.” Segundo Jairo Jorge, com investimento na qualidade da gestão compartilhada todos saem ganhando, especialmente a comunidade, além de melhorar as finanças do Município. “As escolas são modelo pró-infância. Estamos oferecendo um excelente ambiente e o que há de melhor no atendimento pedagógico.” De quatro EMEIs, agora Sapucaia conta com seis instituições de educação infantil, totalizando 30 escolas na rede municipal. Suprimos 100% da demanda na etapa creche, para crianças de 0 a 3 anos, universalizando também a pré-escola, para crianças de 4 a 5 anos. Esta é uma conquista que merece ser comemorada.”

Tanto a EMEI Professora Simone Serafim quanto a EMEI Izabel Cristina Souza de Costa contam com uma edificação colorida e ampla, com aproximadamente 1,2 mil metros quadrados. A estrutura é dividida em quatro prédios e cobertura central. Cada instituição conta com oito salas de aula, refeitório, anfiteatro, solários, recepção, salas para secretaria e diretoria, professores e servidores, salas multiúso e de informática, almoxarifado, copa, lavanderia, despensa, sanitários e pracinha.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895