Secretário de Turismo do RS em Uruguaiana

Secretário de Turismo do RS em Uruguaiana

O turismo de eventos é um dos projetos da pasta e pesquisa será desenvolvida durante o carnaval local

Fred Marcovici

Secretário Rodriguez Júnior detalhou a pesquisa que será desenvolvida em Uruguaiana durante o Carnaval 2024

publicidade

O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, esteve no final de semana em Uruguaiana e manteve encontro com autoridades na prefeitura.

Durante a estada, Rodriguez Júnior apresentou a pesquisa que será elaborada sobre o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, criado em 2005, que visa identificar o perfil do "turista de eventos”.

A avaliação será direcionada ao Observatório do Turismo do RS que reúne dados econômicos e sociais sobre o tema no Estado.

São calculados fatores como o gênero, idade, local de procedência, meio de hospedagem e pretensão de gasto diário de cada turista.

Além das pesquisas aplicadas diretamente pela pasta, o Observatório busca entender o fluxo turístico por meio de dados secundários de diversos parceiros institucionais.

Antes já foram pesquisadas, entre outras festas, a Expointer, a Oktoberfest e a Loucura dos Sapatos.

O intuito é fortalecer o turismo como atividade econômica e levantar dados significativos que servirão de ferramenta para políticas públicas futuras.

O secretário mencionou sobre o crescimento do município nos últimos anos, principalmente, na área do turismo e detalhou o desenho da pesquisa.

Disse ainda ser a primeira realização pública, feita por um observatório local, onde se poderá conhecer qualitativa e quantitativamente os efeitos de um evento fora de época a exemplo do Carnaval de Uruguaiana.

Uma experiência que considerou como única sendo feita na cidade, disse Júnior.

O secretário também destacou a importância de uma pesquisa desse calibre e o quanto refletirá nas ações futuras da pasta.

Por último, salientou que a cada vez que vem a Uruguaiana percebe que a cidade está mais acolhedora e contando com mais serviços e nunca ter visto uma localidade que abra tantos serviços não sejam de qualidade, finalizou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895