Secretaria de Saúde confirma morte de criança por Influenza A em Uruguaiana

Secretaria de Saúde confirma morte de criança por Influenza A em Uruguaiana

Caso ocorreu no dia 4 de julho último e estava sob análise pela pasta

Fred Marcovici

publicidade

A Secretaria de Saúde de Uruguaiana (SMS), por meio do Centro Epidemiológico de Infecção por Vírus Respiratórios, confirmou a morte de uma criança de um ano pelo vírus Influenza A. O caso ocorreu no dia 4 de julho último e estava sob análise. Em 2023, Uruguaiana registrou um óbito por Influenza B e agora um por Influenza A. A SMS chama a atenção da comunidade e pede que os cuidados sejam redobrados neste período do ano. 

O Estado publicou em seu Diário Oficial, na última quinta-feira (6), o Decreto 57.090/2023 declarando emergência em saúde pública em todo o território do Rio Grande do Sul para fins de prevenção e de enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças. O estado de emergência terá a vigência de 90 dias, contados a partir da publicação, podendo ser prorrogado conforme evolução dos indicadores epidemiológicos. A decisão foi baseada em dados epidemiológicos e estressamento da rede de saúde, que apontam o aumento das internações e agravamento das síndromes gripais. 

Em Uruguaiana, três postos de saúde trabalham com terceiro turno atendendo até às 20h – o do bairro União das Vilas, Policlínica e Cabo Luiz Quevedo. Além disso, a comunidade dispõe de atendimento 24h na UPA e Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade. O secretário de Saúde de Uruguaiana, Diego Cantor, ressalta que as vacinas contra a Covid-19 e Influenza estão disponíveis em todos os postos de saúde. Para ter acesso basta apresentar um documento com foto, cartão do SUS e cartão de vacina.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895