Secretaria de Turismo do RS anuncia lançamento de sistema de Inteligência Turística

Secretaria de Turismo do RS anuncia lançamento de sistema de Inteligência Turística

O sistema, criado em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, oferecerá um painel integrado com dados sobre o fluxo de turistas, empreendimentos turísticos e o perfil dos visitantes

Paula Maia

O secretário de Turismo enfatizou que é dever do poder público potencializar a iniciativa privada no turismo

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A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul anunciou o lançamento do INTURIS: Sistema de Inteligência Turística, uma ferramenta que visa analisar o impacto socioeconômico das atividades turísticas no estado. O sistema, criado em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Programa Inova RS e comitê Serra Gaúcha, também oferecerá um painel integrado com dados sobre o fluxo de turistas, empreendimentos turísticos e o perfil dos visitantes. Ele deve estar disponível para toda a população no início de abril.

A facilidade de acesso e a simplicidade são prioridades, com um assistente virtual (ChatBot) pronto para auxiliar na busca por informações. O secretário de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, destacou a importância da colaboração entre o Estado e as operadoras turísticas para promover o crescimento delas e aumentar a venda de destinos turísticos no Estado. Ele enfatizou que é dever do poder público potencializar a iniciativa privada no turismo, pois estas empresas estão vendendo os destinos do Estado.

O secretário também mencionou que é necessário desburocratizar processos para facilitar a venda dos destinos turísticos e atrair mais visitantes de forma competitiva. Ele ressaltou que a promoção turística é uma obrigação do órgão estadual e federal, e que estão empenhados em cumprir essa obrigação trabalhando com todas as operadoras e agentes para aumentar o fluxo turístico. Isso pode envolver visitas presenciais para fortalecer parcerias e atrair mais turistas.

"Então a promoção turística, que está na Lei Geral de Turismo, é uma obrigação do órgão estadual, e do órgão federal também. Então a gente vai agora cumprir essa obrigação, trabalhando com todas as operadoras e agentes para aumentar esse fluxo para cá”, disse.

Júnior também salientou a importância do acesso a dados precisos para otimizar campanhas de atração turística. E que o Estado demonstrou seu compromisso com a inovação ao ser o primeiro a adquirir o serviço da plataforma ForwardKeys, reconhecida internacionalmente e utilizada por instituições renomadas como a Organização Mundial do Turismo e o Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

O diretor-geral da Secretaria de Turismo, Rafael Carniel, destacou que o INTURIS estará disponível para todos os cidadãos interessados em explorar as ofertas turísticas dos municípios. Além disso, enfatizou a economia significativa proporcionada pela realização interna do projeto pelo governo, em parceria com a Microsoft, evitando custos estimados em cerca de R$ 1 milhão.

"O sistema de inteligência turística do Estado foi idealizado pela Secretaria de Turismo e foi unido ao projeto do comitê estratégico da Serra Gaúcha do Programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. O desenvolvimento dos painéis está sendo elaborado pelo LabTech da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, sendo e nós utilizamos um convênio já existente com a Microsoft, que nos permitiu economizar cerca de R$ 1 milhão, que seria mais ou menos o custo de desenvolvimento da plataforma, estimada pelo Comitê Estratégico, sem contar a aquisição de bases de dados”,revelou.

Perfil dos turistas nacionais no RS

O Rio Grande do Sul é o Estado que, relativamente, mais recebe famílias brasileiras (38%). O perfil dos turistas nacionais que visitam o Rio Grande do Sul está alinhado ao de Santa Catarina, com grupos familiares compondo o segmento dominante e uma estadia média de seis noites observada em ambas as regiões. O perfil dos viajantes regionais que visitam o Rio Grande do Sul difere do doméstico, com maior proporção de viajantes individuais, e os grupos de tamanho familiar representam apenas 21% de participação. As chegadas de turistas dos EUA, Portugal, Alemanha e Itália experimentaram taxas de crescimento de dois dígitos no segundo semestre de 2023.


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