Sede Nova decreta situação de calamidade pública após estragos pelo ciclone

Sede Nova decreta situação de calamidade pública após estragos pelo ciclone

Município do Noroeste gaúcho foi um dos mais atingidos e registra 21 feridos, sem risco de morte

Correio do Povo

Cerca de 500 casas foram danificadas na cidade

publicidade

O município de Sede Nova, na região noroeste, foi uma das cidades mais atingidas pelo ciclone extratropical desta semana. Segundo a prefeitura, 21 feridos ficaram feridas, sendo uma pessoa que precisou ser transferida para o hospital, mas sem risco de morte. Ainda, conforme a administração municipal, 80% foi devastada pelo fenômeno. Houve residências e galpões derrubados pela força do vento ou atingidos por árvores, também queda de muitos postes de energia elétrica. Foi decretada situação de calamidade pública.

A sensação de moradores e autoridades locais, é a de busca de reconstrução, após estragos potencializados pela passagem do ciclone durante a madrugada desta quinta-feira. “Foi muito feio, fora do normal, nunca visto por estes lados. Está muito difícil”, contou Fabio Lopes, chefe de gabinete do prefeito Leandro Cortelli Baungrat. A cidade conta com o apoio de outras prefeituras, da Defesa Civil do RS, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. “Teremos que fazer toda a limpeza da cidade por causa das árvores caídas e casas destruídas”, afirma o assessor.

Cerca de 500 casas tiveram sérios danos. Além disso, vários galpões e chiqueiros foram totalmente destruídos. Não há previsão de retorno do abastecimento de luz e água no município. Em seus perfis nas redes sociais, a prefeitura da cidade de menos de 3 mil habitantes anuncia que “Sede Nova precisa de ajuda” e divulgou dados para doações de todo tipo. No salão paroquial da cidade e Sede Nova está montada a central de atendimento às pessoas atingidas pelo temporal de ontem à tarde, com repasse de lonas para cobertura de imóveis, colchões, roupas e outros produtos.

Cidades da região Celeiro encaminharam maquinários e servidores para ajudar na limpeza e reconstrução em Sede Nova. O governo estadual encaminhou cem kits de higiene e cem cestas básicas para o município.

Para fazer uma doação pelo PIX, a chave 140189110001-50, ou pela conta do Fundo Municipal de Assistência Social, agência 0225 e conta 04150330.0-3.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895