Seguem trabalhos de organização da 24ª Surdolimpíadas de Verão Caxias 2021

Seguem trabalhos de organização da 24ª Surdolimpíadas de Verão Caxias 2021

Competição está programada para maio de 2022

Celso Sgorla

Gabriel Citton (E), Paula Ioris, Richard D. Ewald e Gustavo Perazzolo (D) fazem parte da organizaçaõ do evento

publicidade

O Comitê Organizador da 24ª Surdolimpíadas de Verão 2021, que vai acontecer em Caxias do Sul, definiu o nome da vice-prefeita do município, Paula Ioris, como Presidente de Honra.  A função do Comitê Organizador é dar continuidade aos trabalhos iniciados pelo Comitê Plural, em 2020, assegurando a realização da competição internacional.

A competição, evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, será realizada de 1º a 15 de maio de 2022. A data inicial de realização que seria de 5 a 21 de dezembro de 2021 foi adiada por conta da pandemia mundial da Covid-19, porém no título oficial mantém-se o ano original, 2021, da mesma forma que as Olimpíadas de Tóquio 2020.

De acordo com a vice-prefeita, um evento deste porte e de repercussão internacional é uma oportunidade não somente para a economia da região, mas principalmente por trazer convivência e muito aprendizado com a interação entre culturas diversas e a valorização e a integração com a comunidade surda.

O presidente interino do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), entidade máxima responsável por eventos desportivos internacionais para surdos, Gustavo Perazzolo, especifica a escolha de Caxias do Sul como sede deste evento por conta da visibilidade cultural e esportiva da cidade. Segundo ele, a cidade também possui um histórico de sediar competições voltadas aos atletas surdos, como a primeira edição dos Jogos Sul-Americanos de Surdos, em 2014, e o Campeonato Mundial de Handebol de Surdos, em 2018.

Como representante da Prefeitura de Caxias do Sul, uma das realizadoras da competição, o secretário de Esporte e Lazer, Gabriel Citton, explica que a estrutura esportiva que a região apresenta, enquanto quantidade de espaços que comportam um evento como este, está entre as melhores do Brasil.

Richard D. Ewald, secretário-executivo (CEO) do Comitê, aponta que o trabalho iniciado ainda em 2019 pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi muito importante e essencial para a escolha do município como sede da competição. Segundo ele, o Comitê Organizador percebe essa nova etapa como uma “passagem de bastão”, onde a equipe atual se prepara para a reta final da realização da competição.

Ewald também salienta a grandeza da Surdolimpíadas, com a expectativa de 15 mil pessoas no público, vindos de todo Brasil e do mundo. Até o momento, estão inscritos 6.100 surdoatletas e equipes, vindos de mais de 100 países, que participarão de 21 modalidades esportivas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895