Segundo dia da Cidade da Advocacia em Porto Alegre debate tecnologias no Direito

Segundo dia da Cidade da Advocacia em Porto Alegre debate tecnologias no Direito

Congresso de Direito Digital discute nesta quarta o impacto de ferramentas tecnológicas na atividade jurídica

Felipe Faleiro

publicidade

O segundo dia da Cidade da Advocacia é mais uma vez com grande presença do público nesta quarta-feira, no Cais Embarcadero, no Centro Histórico de Porto Alegre. Um dos destaques de hoje no evento, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil no RS (OAB/RS) e considerado o maior da advocacia no Rio Grande do Sul, é o Congresso de Direito Digital, realizado no espaço Multiverso, e cuja abertura foi conduzida pelo presidente da entidade, Leonardo Lamachia.
 
Em seguida, a mesa foi composta pelo presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RS, Juliano Madalena, e o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Fábio Roque Sbardellotto, também procurador de Justiça. “Tenho dito que a tecnologia tem que servir para melhorar a vida das pessoas. E é isto que temos de debater”, pontuou Lamachia.
 
“Este tema é moderno, e ao mesmo tempo preocupante e intrigante. Estamos buscando o início de um movimento que não sabemos onde vai chegar, e quais as influências que terá em todas as esferas de trabalho”, comentou Sbardellotto. Segundo ele, há fragilidades nos sistemas de informação que requerem discussões aprofundadas. “Isto é o que buscamos refletir, ou seja, será que precisamos tanto da tecnologia para se fazer uma boa Justiça?”, questionou.
 
O ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), previsto originalmente na programação do congresso, não pôde comparecer. Ao longo do dia, estão previstos painéis a respeito de outros debates a respeito de questões como inteligência artificial no meio jurídico, fake news e regulação de plataformas, propriedade intelectual e proteção de dados pessoais, reunindo profissionais acadêmicos e empresariais.
 
A avaliação da organização da Cidade da Advocacia até o momento é a de que há um sucesso de comparecimento, com mais de 10 mil profissionais inscritos, o dobro da edição de 2022. O evento, que prossegue até sábado, tem entrada gratuita para profissionais e acadêmicos de Direito, e ainda é possível se inscrever no site www.cidadedaadvocacia.com.br.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895