Semana começa com calor e previsão de temporal no Rio Grande do Sul

Semana começa com calor e previsão de temporal no Rio Grande do Sul

Há risco de chuva forte localizada e temporais isolados nos municípios gaúchos

Paula Maia

Registro do temporal ocorrido do domingo em Caxias do Sul

publicidade

A segunda-feira começou com calor e sensação de abafamento no Rio Grande do Sul. Nas primeiras horas da manhã, os termômetros de Porto Alegre já marcavam 30º.

De acordo com a Metsul Meteorologia, a semana será marcada pela instabilidade, com risco de chuva forte localizada e temporais isolados. Há a indicação de grandes acumulados em pontos do Centro para o Oeste gaúcho, com volumes em algumas áreas acima de 200 mm.

Na tarde do domingo, temporais chegaram a diversos municípios gaúchos. Caxias do Sul foi uma das cidades mais atingidas pela forte chuva acompanhada de rajadas de vento que causou muitos estragos. Houve registro de queda de árvore em Canela e pontos de alagamentos em Gramado.

Sobre o temporal que atingiu Caxias do Sul, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que pela análise das informações do radar meteorológico, não é possível inferir se, de fato, ocorreu um tornado sobre Caxias do Sul. Mas, após análise dos vídeos e fotos enviados para o órgão, os meteorologistas da Sala de Situação do Estado declararam que, aparentemente, o fenômeno que ocorreu tratou-se de uma microexplosão.

No Noroeste do Estado, cidades como Santa Rosa, Três de Maio, Cruz Alta e Panambi sofreram com a falta de luz provocada pelos ventos fortes, durante temporal com pouca chuva.

De acordo com a Coprel – cooperativa de energia que atende as regiões de Cruz Alta e Panambi – foram mais de 24 mil registros. A maioria relatando interrupção no fornecimento de energia. Segundo o orientador do Centro de Operações da Coprel, Jonas Rafael Weiss, houve o rompimento de um cabo de rede da CEEE em Cruz Alta que abastece o entroncamento a partir de Panambi para outros municípios da região.

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas de 116 km/h em Encruzilhada do Sul, 80 km/h em Bento Gonçalves, 74 km/h em Cruz Alta e São José dos Ausentes, 72 km/h em Santo Augusto e 71 km/h em Canela.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895