Semana da Alimentação de Santa Cruz do Sul inicia nesta segunda-feira

Semana da Alimentação de Santa Cruz do Sul inicia nesta segunda-feira

Conforme dados da Sehase, o município distribui durante a semana, nas cozinhas comunitárias, 781 refeições por dia para mais de 260 famílias

Otto Tesche

publicidade

O município de Santa Cruz do Sul inicia nesta segunda-feira a Semana da Alimentação, com o tema “A (in) segurança alimentar e nutricional no contexto da fome e do direito à alimentação”. A campanha ocorre em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16. As atividades até o dia 17 terão o desenvolvimento dentro dos protocolos sanitários, com distribuição de materiais informativos impressos e de forma online, live com profissionais da área social e da nutrição, além de compartilhamento de receitas para reaproveitar alimentos, entre outras ações.

Na próxima quarta-feira, a partir das 19h30, ocorrerá uma live com o tema Segurança Alimentar no contexto da Agroecologia. Os palestrantes serão o professor da Escola Família Agrícola e bacharel em Serviço Social, Antônio Carlos Gomes, e a professora do curso de Nutrição da Unisc, Bianca Inês Etges. O evento será transmitido no canal Unisc Ao Vivo no Youtube.

As Cozinhas Comunitárias do município também serão mobilizadas na semana. Na ação, que envolverá sete pontos de distribuição, haverá a distribuição de materiais informativos sobre como reaproveitar os alimentos. A iniciativa ocorrerá nas Cozinhas Santa Vitória e Imigrante, no dia 13 de outubro, nas Cozinhas Margarida, Faxinal e Progresso, no dia 14, e nas Cozinhas Bom Jesus e Beckenkamp, no dia 15, sempre com início às 10h30.

De acordo com dados da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), o município de Santa Cruz do Sul distribui, de segunda a sexta-feira, nas cozinhas comunitárias, 781 refeições por dia para mais de 260 famílias. Auxilia, ainda, com o repasse de cestas básicas de alimentos não perecíveis para as pessoas atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Vinculado à Sehase, há também o Banco de Alimentos, que recebe doações de mantimentos não perecíveis de empresas e pessoas físicas, e alimentos perecíveis, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e contribui para atender dez entidades socioassistenciais cadastradas.

Os alimentos são também distribuídos semanalmente como kits de alimentos às pessoas atendidas nas cozinhas comunitárias, como forma de complementar as refeições. Cada semana é atendida uma cozinha comunitária ou ponto de distribuição de refeição. As entidades socioassistenciais do município exercem atividades recreativas, oficinas culinárias, entre outras atividades, como forma de promoção da alimentação saudável para as pessoas atendidas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895