A 23ª edição da Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul encerrou neste domingo com uma série de oficinas e ações destinadas ao público no Parque da Redenção. O evento é organizado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea), pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do RS (Caisan), pelo Conselho Regional de Nutrição da 2ª Região (CRN-2), pelo Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional sustentável do RS (Fesans) e pela Emater-RS/Ascar.
Neste domingo, o público pôde participar de oficinas práticas do Sesc-RS e do Senac, entidades parceiras do evento, com especialistas e educadores compartilhando dicas de alimentação saudável e acessível, além de receitas, demonstrações culinárias e dinâmicas sobre o aproveitamento integral dos alimentos. O objetivo da ação é mobilizar consumidores sobre a alimentação sustentável, educação alimentar, valorização de produtos regionais e incentivar o combate ao desperdício.
- Caminhada das Vitoriosas do Imama pinta de rosa as ruas de Porto Alegre
- Áreas danificadas pelas cheias são reconstruídas e reinauguradas pelo governo federal
- Programa Compra Assistida já entregou moradias a 7 mil famílias no Rio Grande do Sul
“Este foi um momento que contou com atividades para crianças, atividades com sementes crioulas, com ações para informar e orientar sobre alimentos, além de estimular a agricultura urbana, explicando como cada pessoa pode cultivar, mesmo em apartamentos, seus próprios temperos”, contou a extensionista da Emater, Leila Ghizzoni.
A representante da Comissão Colegiada do Fesans, Lisete Souza, explicou que a ação deste domingo contou com a participação ainda de universidades, entidades sociais e cozinhas solidárias, com a distribuição de marmitas. “A intenção é justamente levar conhecimento para pessoas que frequentam o parque através de atividades educativas, como receitas, orientações sobre alimentos ultraprocessados e demais discussões sobre a temática da alimentação”, completou Lisete.
A 23ª edição da Semana da Alimentação no RS teve como tema “Desafios e caminhos sustentáveis por comida de verdade para todos” e ocorreu em todo o Estado entre os dias 13 e 19 de outubro. O evento marca as celebrações do Dia do Alimento, comemorado no dia 16 de outubro.