Semana dos Museus de Pelotas se encerra com exposições ao ar livre

Semana dos Museus de Pelotas se encerra com exposições ao ar livre

Doze instituições da cidade e região mostraram seus acervos no largo do Mercado Público

Angélica Silveira

publicidade

As comemorações da Semana dos Museus terminaram em Pelotas com uma mostra dos acervos no largo do Mercado Público para a população que passava pelo local nesta sexta-feira. Durante a semana, ocorreram minicursos, oficinas e mesas redondas sobre o tema deste ano, que é “Museu hiperconectado: novos públicos, novas conexões”. “Além dos museus da UFPel, outros foram se juntando à iniciativa, até mesmo de cidades do entorno de Pelotas. Ocorreram mais de 30 atividades durante a tarde desta sexta. Lugares como planetário, herbários e os cursos de conservação chamaram atenção do público”, relata a coordenadora de Patrimônio Cultural e Comunidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, Silvana de Fátima Bojanoski.

Foram 12 museus de Pelotas e região, entre eles o da Baronesa, que apresentaram seus acervos para o público, além de promoverem oficinas, teatro e exibições de dança e musicais. As pessoas também puderam concorrer a livros que foram sorteados e saborear pizzas preparadas pelos alunos do curso de gastronomia. “Acredito que alcançamos o nosso objetivo para que os museus despertassem a curiosidade e interesse e as pessoas o visitem. Às vezes, a população se intimida e não vai ao museu nem tem ideia das atividades da universidade”, destaca.

As atividades foram encerradas com a projeção da animação “O Homem da Lua”, no Museu de Arte Leopoldo Gottuzzo. A iniciativa agradou os espectadores. “Vim passear no Centro e encontrei a exposição. Foi muito legal, pois tudo é aprendizado. Apreveitei para ver itens antigos que nunca tinha visto ao vivo, como palmatória e mata-borrão”, contou Ana Maria Lemos.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895