Seminário de Educação em Porto Alegre discute desafios da mobilidade urbana

Seminário de Educação em Porto Alegre discute desafios da mobilidade urbana

Promovido pela EPTC em alusão aos 25 anos do órgão, evento conta com a participação de autoridades e especialistas

Felipe Faleiro

Ramires disse que trabalho da EPTC ajudou a reduzir acidentalidade na Capital

publicidade

Porto Alegre promove, nesta quarta-feira, no auditório da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), no bairro Menino Deus, o 1º Seminário de Educação para a Mobilidade, reunindo autoridades, especialistas e gestores da área de trânsito de todo o Rio Grande do Sul, e que discutiram os desafios do tráfego. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), foi em alusão aos 25 anos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), celebrados na última segunda-feira.

“A educação é balizadora de todas as nossas ações. A partir de um trabalho bem-feito que nossa equipe faz, e é referência para todo o Estado e muitas cidades do Brasil, isto nos respalda para atuarmos dentro do tema da segurança do trânsito”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. De acordo com ele, a educação para o trânsito deve começar ainda nas séries iniciais, mas também abranger todos os públicos.

Em meio ao aniversário da EPTC, Ramires ainda salientou que a empresa pública teve, como mérito neste período, reduzir os índices de acidentalidade na Capital. “Tínhamos um número de cerca de 200 mortes por ano, e vamos diminuindo isto ano após ano, através do nosso trabalho de fiscalização. Fechamos 2022 com algo em torno de 70 óbitos, e temos que lamentar cada uma destas vidas, mas também saudar outras tantas que foram salvas por meio do trabalho dos funcionários da EPTC com dedicação”, comentou ele.

O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior, disse que o seminário realizado hoje é um momento de reflexão do trabalho desenvolvido pela empresa pública ao longo de sua trajetória. “É um momento também em que vamos dividir conhecimento e experiências, mas principalmente para refletirmos nosso comportamento no trânsito, nossas ações básicas de respeito ao outro, que evidentemente ocasionam uma mobilidade mais segura e preservam vidas”, afirmou. 

O prefeito Sebastião Melo também esteve presente no painel de abertura. Durante o evento, realizado de maneira presencial e que ainda teve transmissão pela Internet, estão sendo apresentados 12 programas desenvolvidos pela Escola Pública de Mobilidade, vinculada à EPTC, além do projeto Cidades Educadoras, coordenado pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895