Seminário POA 2030 reúne passado, presente e futuro do Plano Diretor de Porto Alegre

Seminário POA 2030 reúne passado, presente e futuro do Plano Diretor de Porto Alegre

Evento no Teatro Unisinos traz experiências passadas e como está o andamento atual do processo de revisão da lei

Felipe Faleiro

Seminário de revisão do Plano Diretor ocorre nesta sexta-feira, no Teatro Unisinos

publicidade

Arquitetos, urbanistas, engenheiros e autoridades da Capital participam, nesta sexta-feira, do primeiro seminário POA 2030 do Plano Diretor. O evento, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), ocorreu no Teatro Unisinos, no bairro Boa Vista. Os temas foram variados, sendo abordados desde o futuro do urbanismo até o plano em si nos dias atuais, cujo processo de revisão está em andamento.

O Plano Diretor de Porto Alegre foi criado em 1979, como um instrumento de organização urbanística da cidade, que já estava em expansão acelerada. As experiências do passado e as projeções para o futuro tiveram lugar no evento. “Esta discussão é muito rica e é isto que procuramos realizar neste evento. O Plano Diretor é, para mim, talvez a lei mais importante de uma cidade, porque ela projeta o que queremos para o futuro”, comentou o prefeito Sebastião Melo, que participou da abertura do evento.

O seminário também se justifica em razão de o Plano Diretor estar em processo de revisão atualmente na Capital, respeitando o prazo de dez anos previsto em lei entre as modificações. A última havia sido em 2010, porém a pandemia causou atrasos no processo. O titular da Smamus, Germano Bremm, falou em um breve vídeo também na abertura, já que está na COP27, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas que ocorre em Sharm el-Sheikh, no Egito.

A professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Célia Ferraz de Souza, participou do processo da elaboração do primeiro plano diretor de Porto Alegre. Ela integrou, durante o evento desta sexta, o painel “De onde viemos: A cidade planejada”, junto a outras decanas. “A cidade precisa ser pensada de forma total e particular simultaneamente. Há questões que se tratam no detalhe, e outras no conjunto. Quando atuei na construção do plano, muitas áreas foram envolvidas, para pensar a cidade, que é uma multiplicidade de situações”, relembrou ela.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Idenir Cecchim, salientou que o Legislativo está à disposição da Administração e da sociedade em geral para ajudar a construir esta revisão que contemple a todos os moradores de Porto Alegre. “Julgo importante que toda a sociedade se una para construir o Plano Diretor. A cidade precisa que haja um Plano bem construído para que todos consigam viver bem”, afirmou


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895