Seminário voltado ao idoso lota Plenário Ana Terra, na Câmara Municipal de Porto Alegre

Seminário voltado ao idoso lota Plenário Ana Terra, na Câmara Municipal de Porto Alegre

Evento promovido pelo Idosos Republicanos RS foi em alusão ao Outubro Prata

Felipe Faleiro

Evento teve participação de representantes de grupos de diversos municípios do RS

publicidade

O Plenário Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre, lotou neste sábado para o Seminário “Idoso (a)” você é protagonista. Ocupe seu espaço!", promovido pelo Idosos Republicanos RS em alusão ao Outubro Prata, mês de valorização do idoso. Em clima de celebração e encontros, os participantes, vindos de diversos municípios gaúchos, puderam conferir a apresentação de uma dança cigana de Viamão, além do Coral Raio de Sol, da Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Abrapps).

Para o secretário estadual do Idosos Republicanos RS, o vereador Alvoni Medina, a importância do evento se resumiu na percepção de que estas pessoas são importantes para a sociedade e podem continuar contribuindo com seu conhecimento. “Estamos aqui para dizer a eles que é preciso haver um cuidado com sua saúde, para que haja longevidade e que eles possam ter qualidade de vida na velhice. O idoso precisa ter autonomia e ser protagonista de sua própria história”, pontuou Medina.

O evento também contou com uma palestra da nutricionista e farmacêutica clínica Denise Guaragna. A secretária-executiva estadual do Idosos Republicanos RS, Sandra Ramalho, disse que os idosos também devem reivindicar seus espaços. “As limitações não começam a partir dos 60 anos de idade ou mais. Estas pessoas podem continuar comparecendo à Câmara Municipal, defendendo seus direitos, votando, escolhendo quem vai representá-lo. Ele pode sim, fazer tudo o que uma pessoa mais nova também faz”, destacou ela.

O presidente de honra da Abrapps, Milton Belsarena, afirmou que seminários como este retiram os idosos de sua zona de conforto e traz a oportunidade de debater questões fundamentais. “Na convivência diária na entidade, vemos como reuniões assim trazem felicidade e melhora na autoestima. Estar junto destas pessoas, que têm sua sabedoria popular e por isso podem contribuir, é ótimo”, disse Belsarena, para quem ainda são poucas as políticas públicas às pessoas idosas, em que pese cada vez mais as valorizarem.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895