Senador Hamilton Mourão ouve demandas dos gestores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Senador Hamilton Mourão ouve demandas dos gestores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Durante o encontro, o senador se comprometeu a fazer o que for possível para atender as demandas na área da saúde

Paula Maia

O Senador Hamilon Mourão (E) recebeu do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alfredo Englert, a solicitação de verbas federais para a instituição

publicidade

Em agenda no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, o senador Hamilton Mourão conversou com gestores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre sobre o envio de verbas federais para a instituição. Entre os presentes no encontro estavam diretor-geral, Júlio Matos, o provedor da instituição Alfredo Englert, o diretor-médico Antônio Kalil e o cardiologia Fernando Lucchese, diretor do Hospital São Francisco.

Na reunião-almoço com gestores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o senador Hamilton Mourão declarou a sua admiração pela instituição. Durante o encontro foi discutida a obtenção de verbas federais para o Hospital.

Os gestores da Santa casa pleitearam uma emenda individual para a instituição, bem como apoio junto à bancada federal para liberar R$ 30 milhões para a Santa Casa e R$ 16 milhões para o Hospital Dom João Becker de Gravataí, que atende uma grande população na região metropolitana.

" O senador Mourão é  irmão da Santa Casa, ele integra a Irmandade. Ele tem com o Estado do Rio Grande Sul um compromisso importante, com diversas áreas, inclusive com o setor saúde. E a Santa Casa de Porto Alegre, por ser a instituição maior prestadora de serviços ao SUS aqui no Rio Grande Sul, e um das cinco maiores do Brasil, mais de um milhão de pessoas a cada ano, atendendo todo o Rio Grande Sul, tem, evidentemente, no olhar do senador Morão, uma importância", declarou o diretor-geral, Júlio Matos. 

"Nós estamos pleiteando uma emenda individual, em montante a ser definido por ele, e um pleito de apoio junto à bancada federal de 30 milhões de reais para a Santa Casa de Porto Alegre e 16 milhões de reais para o Hospital Dom João Becker de Gravataí, um hospital também importante que atende 400 mil pessoas aqui da região metropolitana é o pronto-socorro da cidade, é o único da cidade e que requer evidentemente um olhar da bancada federal para que tenha soluções, enfim, de abrangência e responder pelas necessidades da população", explicou

Mourão declarou que vai procurar atender a demanda e que a bancada gaúcha vai se reunir no início de outubro para definir a destinação dos recursos federais para o próximo ano. Apesar de ser oposição ao governo federal, o senador expressou sua disposição em colaborar.  “Dentro de nossas limitações, buscarei trazer os recursos necessários. Sou oposição ao governo federal, mas nada impede de sentar e conversar com a ministra da saúde”, afirmou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895