Serviço de oftalmologia à distância inicia atendimentos em Santa Cruz do Sul

Serviço de oftalmologia à distância inicia atendimentos em Santa Cruz do Sul

Consultório do projeto Teleoftalmologia prestará 24 consultas diárias, 12 em cada turno

Otto Tesche

publicidade

O consultório do projeto Teleoftalmologia como Estratégia de Atenção Integral à Saúde Ocular de Santa Cruz do Sul começou os atendimentos nesta semana na Unidade Básica de Saúde Cohab/Renascença, na rua Professor Edgar Gewehr. O objetivo do serviço é agilizar procedimentos, já que quase mil pacientes estão na fila de espera no município para consultas oftalmológicas. O diagnóstico à distância é feito por um oftalmologista que fica no Hospital Restinga e Extremo-Sul, em Porto Alegre. O local prestará 24 consultas diárias, 12 em cada turno.

O serviço envolverá a 13ª, 8ª e 16ª Coordenadorias Regionais de Saúde, em um total de 62 municípios. “Inicialmente, o atendimento vai contemplar os pacientes de Santa Cruz do Sul, que estão há muito tempo na fila. Depois, passaremos a ter uma cota das outras regiões, conforme agendamento do Estado”, explica a secretária de Saúde, Renice Vaccari. Para operar o equipamento, três técnicos de enfermagem foram capacitados. Foi feita parceria com uma ótica para fornecimento dos óculos.

Vaccari explica que a fila para atendimentos no Instituto de Oftalmologia, em Faxinal do Soturno, que é referência para o município, vai diminuir, pois procedimentos mais simples, como a obtenção de receita para óculos, poderão ser feitos na UBS. “Os diagnósticos pelo Teleoftalmo vão determinar se a pessoa precisará de uma cirurgia de catarata, por exemplo. Dessa forma, serão encaminhadas para o atendimento de média e alta complexidade”, explicou.

O projeto Teleoftalmo - Olhar Gaúcho faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A iniciativa é resultado da parceria do Hospital Moinhos de Vento com o Ministério da Saúde, governo do Estado, prefeituras do Rio Grande do Sul e o TelessaúdeRS-Ufrgs.

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895