Serviço de Teleconsulta atendeu cerca de 23 mil pessoas no ano passado em Pelotas

Serviço de Teleconsulta atendeu cerca de 23 mil pessoas no ano passado em Pelotas

A iniciativa, implantada em 2020, durante a pandemia, visa agilizar a demanda por serviços especializados

Angélica Silveira

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Implantado durante a pandemia de Covid-19, em 2020, o serviço de teleatendimento em saúde cresceu em Pelotas. Em 2023 foram cerca de 23 mil atendimentos. Foram quatro mil consultas a mais que em 2022.

Os atendimentos são desenvolvidos pelo Departamento de Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde. Os serviços são destinados a pacientes com diabetes, obesidade, hipertensão e tuberculose além de saúde mental. As teleconsultas e o telemonitoramento ajudam o paciente a não desistir do tratamento, que em muitos dos casos é longo ou permanente.

Funcionalidade e rapidez são os principais pontos positivos destacados pelos usuários das teleconsultas. O atendimento em saúde mental é destinado a pacientes maiores de 18 anos, com sintomas de sofrimento mental leve de início recente, o serviço oferece consultas e acompanhamento on-line.

São realizados de seis a oito atendimentos de psicoterapia breve, para casos de luto, ansiedade e depressão, perda gestacional ou diagnósticos recentes de doenças graves. Mensalmente são recebidos cerca de 40 novos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mantendo uma media de 255 atendimentos por mês.

Os pacientes diabéticos e obesos também tem acesso a teleconsulta nutricional. A iniciativa é voltada também a pacientes com hemoglobina glicada acima de 7 e índice de massa corporal (IMC) acima de 30, que nunca fizeram consulta com um profissional da área.

Hipertensos e diabéticos tem a possibilidade de teleconsulta desde março de 2023, quando as enfermeiras entraram em contato com aqueles que estão há mais de seis meses sem comparecer às Unidades Básicas de Saúde, visando à realização de nova consulta de enfermagem e acompanhar os efeitos do tratamento. Posteriormente, cada paciente recebe um plano de alimentação via whatsapp.

A iniciativa para este público especifico visa oferecer o serviço aos moradores de localidades atendidas pelas equipes de Atenção Primária que não contam com o Programa de Estratégia de Saúde da Família. O serviço já atendeu mais de 250 pessoas, com no mínimo quatro atendimentos por pessoa, totalizando uma média de 990 consultas mês. Podem procurar a teleconsulta os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cohab Lindóia, Fraget, PAM Fragata e Porto.

Para os pacientes com tuberculose, o telemonitoramento é feito por meio de telefone, com o objetivo de esclarecer dúvidas e verificar a resposta do paciente em relação ao tratamento. Todos aqueles que fazem parte do Programa Municipal de Controle da Tuberculose têm acesso ao acompanhamento. No último mês 139 pacientes com tuberculose foram acompanhados pela iniciativa.


Correio do Povo
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