Serviço pedagógico especializado ganha centro em Santa Rosa

Serviço pedagógico especializado ganha centro em Santa Rosa

Equipe busca identificar deficiências e prestar atendimento para alunos da educação infantil

Felipe Dorneles

As crianças recebem atendimento da equipe pedagógica

publicidade

Serviço que existe há dois anos em Santa Rosa, destinado para crianças com deficiência, ganhou um espaço para o melhor desempenho de suas atividades. O Centro de Atendimento Educacional Especializado atende estudantes da educação infantil de escolas municipais. O objetivo é identificar deficiências e realizar atendimento pedagógico. A coordenadora do centro, Marilu Ester Rockenbach, explica que o serviço surgiu em 2010, destinado para estudantes do ensino fundamental e, em 2016, o atendimento foi estendido para crianças da educação infantil.

“Percebemos que identificando as deficiências e realizando os encaminhamentos necessários de forma antecipada, o sofrimento da criança na escola é menor, e ela chega mais preparada ao ensino fundamental, por exemplo”, explica. Nestes dois anos, o atendimento às crianças ocorria na escola de ensino fundamental mais próxima e, de fevereiro até julho deste ano, foi centralizado na Escola Expedicionário Weber. Com o Centro, a coordenadora entende que será possível atender as crianças de maneira mais eficiente e envolver a família no processo.

Atualmente, 63 crianças estão em atendimento no centro. Marilu explica que quando os professores identificam algum comportamento diferente nas crianças, solicitam uma avaliação. Se o laudo emitido pela equipe do centro for positivo para alguma deficiência (visual, auditiva, física ou intelectual, transtorno de aprendizagem ou autismo), tem início o atendimento. O grupo de seis pessoas, formado por educadoras especiais e psicólogas pedagógicas, realiza atividades que estimulem a fala e desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos uma vez por semana. Eles recebem ainda atendimento especial na escola e encaminhamentos de fonoaudiologia e neurologia.

A estrutura, localizada na rua Caxias, foi montada com doações de móveis e equipamento. Além da educação infantil, outras 320 crianças do ensino fundamental recebem atendimento nas salas de recursos, estruturas montadas em cada escola. Os custos do serviço ficam a cargo do município. 
 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895