Servidora da Saúde de Guaíba é premiada em Brasília

Servidora da Saúde de Guaíba é premiada em Brasília

Diana Tremea ganhou a segunda colocação dentre as melhores experiências exitosas no SUS

Fernanda Bassôa

publicidade

A servidora do município de Guaíba, Diana Tremea, ganhou a segunda colocação dentre as melhores experiências exitosas no SUS de todo o Brasil, na Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças da 17ª ExpoEPI, realizada em Brasília, na semana passada.

O município de Guaíba foi premiado na área Produção Técnico-Científica, por parte de profissional do SUS que contribuiu para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde, na categoria especialização, com a explanação do trabalho Avaliação do Sistema de Vigilância de Guaíba, em relação aos óbitos por Covid-19.  

A pesquisa avaliou a sensibilidade do sistema em captar os óbitos por Covid-19 comparando os dois principais sistemas de informação utilizados na vigilância dos óbitos (SIM e SIVEP-Gripe), a qualidade dos dados e sua representatividade. “Esse estudo é importante para qualificar os processos de trabalho das equipes de vigilância em saúde do município, pois ele faz uma avaliação do sistema, identificando pontos a serem melhorados e sugerindo recomendações. Além disso, o trabalho traz o alerta da necessidade de integração entre as vigilâncias”, disse Diana. 

Segundo a servidora da saúde, algumas das funções da vigilância epidemiológica são monitorar problemas de saúde pública, coletar dados, analisá-los, interpretá-los a fim de gerar informação útil para os gestores e para a população. “Esse trabalho possibilitou compreender melhor como estava sendo o monitoramento de óbitos por Covid-19 no município, visto que era uma doença nova e de alta gravidade e era de extrema importância monitorar de maneira adequada", afirmou.

"Avaliar a qualidade desses dados coletados, por exemplo, possibilita identificar a necessidade de capacitar as equipes médicas dos hospitais para um melhor preenchimento das declarações de óbito no contexto da Covid-19. De um modo geral, qualificar os processos de trabalho da vigilância, possibilita que as informações em saúde geradas após todo aquele processo sirvam como ferramenta norteadora para que o Executivo possa tomar decisões para ações em saúde da população", acrescentou.

Ao todo, foram 12 mostras competitivas, todas com três experiências exitosas, escolhidas entre 1.812 trabalhos inscritos. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895