Servidores da educação infantil em Bento Gonçalves recebem formação em primeiros socorros

Servidores da educação infantil em Bento Gonçalves recebem formação em primeiros socorros

A formatura da primeira turma contou com 900 funcionários das 19 escolas infantis

Celso Sgorla

900 funcionários das 19 escolas infantis fizeram o treinamento

publicidade

Diretores, professores e equipes das escolas de educação infantil do município de Bento Gonçalves participaram de agosto a setembro da primeira edição do programa Bento + Vida - Seu filho em segurança. O treinamento visou treiná-los para prestar os primeiro socorros a alunos que tenham, por exemplo, se engasgado ou sofrido algum acidente.

A formatura da primeira turma de 900 funcionários das 19 escolas infantis aconteceu na semana passada no Ginásio Municipal de esportes. O curso com duração de quatro horas foi ministrado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O grupo recebeu noções sobre os tipos de procedimento imediato para acidentes domésticos, queimaduras, luxações e fraturas ósseas, equipamentos, aspectos legais e atividades práticas. Também foi abordada a forma adequada de acionar os Bombeiros, a conscientização em relação aos trotes e como atuar quando o aluno se engasgar ou tiver uma parada cardíaca.

A diretora da Escola Sementinhas, Emiliana Menegotto, disse que a capacitação foi importante porque deixa os professores mais seguros para prestar atendimento a uma criança que estiver engasgada ou tenha tido um ferimento com sangue, por exemplo. “Tivemos o conhecimento teórico aliado à prática, assim temos melhor embasamento para atuar em situações emergenciais.” Já a diretora da Escola Mamãe Coruja, Salete Lazzaretti, reforçou que o aprendizado possibilita dar o primeiro atendimento à criança. “As crianças passam 12 horas por dia conosco e sempre existe algum risco de acidente e, se ele acontecer, é preciso estar preparado para o atendimento.”

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, ressaltou a importância dos funcionários na vida das crianças. “No próximo ano, vamos ampliar também para as escolas de educação infantil particulares, para que todos recebam esse conhecimento e prática.” A proposta que institui a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados voltados ao ensino infantil e fundamental do município a capacitarem seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros é de autoria do vereador Gustavo Sperotto e foi aprovada em abril. A partir de 2019, a Secretaria de Educação fará a capacitação dos servidores do ensino fundamental. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895