Sessões do Legislativo de Esteio contam a partir de agora com sistema de linguagem de sinais

Sessões do Legislativo de Esteio contam a partir de agora com sistema de linguagem de sinais

Sessões ordinárias, extraordinárias e eventos específicos terão intérprete da Língua Brasileira de Sinais para promover a inclusão social

Fernanda Bassôa

Libras é uma língua de modalidade gestual-visual, onde é possível se expressar por meio de gestos, expressões faciais e corporais

publicidade

A Câmara de Vereadores de Esteio, desde terça-feira, conta com uma intérprete de libras que vai acompanhar do início ao fim as sessões ordinárias, extraordinárias e atos solenes que acontecerem na Casa Legislativa. O serviço também estará disponível, se necessário, para reuniões especiais e atendimento ao público. A intenção é buscar maior participação popular nos debates do Poder Legislativo. A lei federal 10.436/2002 estabelece, entre outras coisas que, deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação.

Para o presidente do Legislativo, Cristiano Coutinho, a disponibilização do serviço é mais uma etapa do processo de aproximação da Câmara de Esteio com a comunidade. “Desde 2023 estamos fomentando, aqui na Câmara, iniciativas que aproximem o Legislativo das pessoas. A comunidade com deficiência auditiva deve ser lembrada e respeitada neste processo, não podemos abrir mão deste tipo de inclusão, e assim, dar o exemplo para outros poderes e entidades, difundindo ainda mais o tema”, disse Coutinho.

A Libras é uma língua de modalidade gestual-visual, onde é possível se expressar por meio de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde abril de 2002, com a promulgação da lei federal 10.436, sendo muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, servindo como uma importante ferramenta de inclusão social.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895