Simers entrega carta aberta alertando para a crise no atendimento infantil e pede providência dos governos

Documento foi assinadopor mais de 200 pediatras diante da ocupação máxima dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais

Documento assinado por mais de 200 profissionais foi entregue nesta terça-feira

Para o Núcleo de Pediatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), a divulgação feita nesta terça-feira sobre a ocupação máxima dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais nos dois hospitais de Passo Fundo, referência para a Região Norte, reflete a crise vivenciada pelos pacientes infantis em todo o estado.

O problema, que abrange desde a má distribuição de pediatras até o fechamento de leitos e serviços especializados, já vem sendo alertado pelo Simers na campanha "S.O.S. Pediatria” e faz parte do conteúdo elaborado pela entidade na carta aberta, que foi entregue também nesta terça aos principais atores do poder público, tanto na esfera municipal como estadual.

O coordenador do Núcleo de Pediatria do Simers, Daniel Wolff, esteve reunido com o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mauro Pinheiro, quando apresentou o documento que conta com o apoio da Sociedade de Pediatria do RS. O texto aponta os principais gargalos do atendimento de zero a 14 anos em solo gaúcho. “Infelizmente, os números mostram que, além de 131 municípios não contarem com pediatras, temos uma redução de 11% dos leitos pediátricos e cirúrgicos nos últimos cinco anos, sendo 13% apenas pelo Sistema Único de Saúde”, afirma Wolf.

A carta elaborada pelo Simers foi assinada por mais de 200 pediatras, durante o 16º Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, que aconteceu de 4 a 6 de abril, na Capital. Ela também foi entregue à assessoria do governador Eduardo Leite e protocolada na presidência da Assembleia Legislativa do RS (ALRS) e na Secretaria de Saúde de Porto Alegre. “Não podemos mais ignorar a crise que assola os serviços de pediatria no nosso estado, pois estamos à beira de um colapso no atendimento e vidas estão em risco. Por isso, temos que unir forças para que tragédias possam ser evitadas. Nenhum médico quer ver o sofrimento dos seus pacientes”, lamenta o diretor do Simers.

Entre os pontos abordados pelo Simers também estão a necessidade urgente da reabertura dos leitos pediátricos no Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, bem como novas vagas no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. No interior, por exemplo, o pedido do Simers inclui a alocação de mais um médico intensivista nos Hospitais Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, e Bruno Born, de Lajeado.

De acordo com o diretor do Simers, cada momento de atraso representa risco de vida. “Os governos não podem continuar a negligenciar a gravidade da situação nas unidades de terapia intensiva pediátrica e precisamos expandir a capacidade de atendimento, para evitar o colapso total do sistema”, alerta.