Simers Summit 2022 mostra como empreender na carreira médica

Simers Summit 2022 mostra como empreender na carreira médica

Evento reuniu profissionais e estudantes para palestras e um talk show com o empresário Jorge Gerdau Johannpeter

Correio do Povo

Empresário Jorge Gerdau Johannpeter no Simers Summit

publicidade

O empreendedorismo virou pauta médica. Esta é a proposta do Simers Summit, evento cuja finalidade é debater a carreira profissional e as possibilidades de tornar-se médico empreendedor. A atividade é uma iniciativa do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers), recebeu 120 inscrições entre estudantes e profissionais e aconteceu na quinta-feira de noite, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Centro Histórico. O empresário gaúcho Jorge Gerdau Johannpeter, membro do Grupo de Controle da Gerdau S/A, além de criador e presidente emérito do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) abriu o evento, que contou com mais duas palestras. 

Júlio Venzo, médico e idealizador do projeto, explicou adpatou que o formato do evento, um talk show apresentado por ele, juntamente com o vice-presidente do Simers, Marcelo Matias, é um pouco diferente, porém mais dinâmico para debater as tendências do mercado. “Antigamente tinha a questão de concursos públicos e hoje há outro perfil de profissional médico, que tem mais oportunidades”, esclareceu. Venzo prosseguiu, dizendo que a cada três gaúchos um é  empreendedor, número que, segundo ele, não existe  dentro da Medicina. “Têm várias possibilidades para o médico empreender, seja na abertura do  próprio consultório, ou por  sublocações, ou até mesmo na idealização de um hospital”, exemplificou.

 O empresário gaúcho Jorge Gerdau Johannpeter, membro do Grupo de Controle da Gerdau S/A, além de criador e presidente emérito do PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) destacou na sua fala a sustentabilidade, que concilia os aspectos econômicos, sociais e ambientais. “O segredo é trabalhar balanceadamente”, avaliou. Johannpeter acrescentou que o sucesso é crescer no atendimento social,  salientou que no Brasil há uma demanda reprimida enorme, sem avanço econômico, o que nos leva à estagnação. “Talvez a única solução seja por meio de  eficiência e produtividade da gestão do setor público certo”, sugeriu.

Compartilhando a experiência como empreendedor no pós-pandemia, o empresário comentou que houve uma mudança de comportamento das pessoas e que isso beneficiou alguns setores, como o do aço. “Aumentou a venda de aço e demais produtos  puxada pela construção civil e setor imobiliário”,afirmou,  ressaltando que houve um pequeno avanço gerando um superávit de 3%.  Quanto aos resultados das eleições, do ponto de vista socioeconômico,  o dirigente disse que considera fundamental a definição do ministro da Fazenda pelo novo governo para compreender o  novo cenário.

Na sequência,  médico, co-fundador da aceleradora Grow+ e HealthPlus e  fundador da plataforma Connext Health, Cristiano Englert, apresentou  qo tema “Inovação, empreendedorismo e startups na saúde: um novo cenário”. 

A terceira exposição  do Simers Summit foi conduzida pelos  médicos Charles Berres e Rodrigo Wobeto, fundadores do Complexo Blanc Hospital, inaugurado em 2018 na Capital com ampla expansão, com previsão de  inauguração de nova sede em São Paulo. O foco de trabalho desta dupla de médicos empreendedores é tornar o Blanc o maior grupo hospitalar cirúrgico do Brasil.

O encerramento da maratona do empreendedorismo Simers Summit foi de David Sena, reconhecido pelo estabelecimento de plataformas que facilitam o trabalho de gestores e otimizam resultados de empresas.Também participaram , o diretor-Geral da entidade, Fernando Uberti e o diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinícius de Souza. 

A primeira edição do Simers Summit tem o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Unicred e Gestão ADS.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895