Simulado de acidente com feridos e vazamento de produtos perigosos é realizado em Sapucaia do Sul

Simulado de acidente com feridos e vazamento de produtos perigosos é realizado em Sapucaia do Sul

Proposta foi verificar a integração das equipes de emergência das empresas participantes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM)

Fernanda Bassôa

publicidade

Um simulado de emergência, com acidente de transporte de produtos perigosos e vazamento de gás, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8, em Sapucaia do Sul. O cenário contou com a simulação de um acidente envolvendo dois caminhões e um automóvel de passeio e o atendimento de seis pessoas feridas, sendo duas em estado gravíssimo, presas às ferragens, levadas para atendimento médico por resgate aéreo.

A proposta é verificar a integração das equipes de emergência das empresas participantes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), bem como o tempo de resposta na área de proteção e prevenção, assim como a atuação dos agentes de segurança que são envolvidos neste tipo de ocorrência, ao serem acionados. O simulado envolveu mais de 100 pessoas, entre agentes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Polícia Civil, Brigada Militar e integrantes de empresas de Esteio e Sapucaia do sul. 

O acidente simulado

A dinâmica da simulação consistiu na colisão do automóvel de passeio em um caminhão que teve uma pane elétrica e estava carregado de nitrogênio líquido. Com a colisão, duas das quatro vítimas do carro foram projetadas para fora do veículo. Na sequência um caminhão que transportava monóxido de carbono bate na traseira do caminhão em pane. Além de feridos, também há a simulação de uma explosão no local. O capitão Corpo de Bombeiros de São Leopoldo, André Borges Fernandes, que coordenou a ação, informou que a finalidade da ocorrência simulada é testar o tempo de resposta em acidentes envolvendo múltiplas vítimas e produtos perigosos. “O PAM é a integração das empresas e dos agentes de segurança pública que devem estar alinhados para atuar em ocorrência similares. Saber quais os produtos perigosos têm nas empresas, que tipo risco isso traz, o que podemos esperar num eventual acidente e quais recursos disponíveis nas empresas que podem auxiliar os agentes públicos no atendimento da ocorrência. É na atuação da forma integrada que vamos trabalhar de maneira mais segura.  

Ubiratan Rodrigues Carpes, da empresa White Martins, disse que a ação desta quarta-feira é muito importante. “O PAM é um grupo de ajuda mútua entre as empresas onde temos várias ações de emergência. Nos reunimos para construir programas de segurança. É preciso que todos estejam prontos e devidamente preparados para operar em uma situação de risco. Atuamos de forma a evitar uma catástrofe e preservar a vida.” 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895