Sindienergia quer investir em capacitação em energia elétrica por fontes renováveis

Sindienergia quer investir em capacitação em energia elétrica por fontes renováveis

Posse da nova diretoria foi realizada na manhã desta terça-feira. A gestão será liderada pela presidente Daniela Cardeal e vice-presidente Rafael Salomoni

Paula Maia

Daniela Cardeal vai comandar a gestão 2024-2027

publicidade

Investimento na capacitação profissional no setor de energia elétrica por fontes renováveis é uma das metas da nova direção do Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS). A posse para o triênio 2024-2027 ocorreu nesta terça-feira, em Porto Alegre.
A gestão será liderada pela presidente Daniela Cardeal e vice-presidente Rafael Salomoni.

Daniela Cardeal afirmou que o setor já está consolidado no Rio Grande do Sul e essa gestão vai dar continuidade ao trabalho realizado pelo seu antecessor, Guilherme Sari, afirmando que houve uma boa aceitação da sociedade, do governo e dos associados.

“A nossa pretensão é crescer no fomento à indústria de geração de energia renovável, capacitação de mão de obra e apresentar novos mercados. Queremos mostrar todo o potencial do Rio Grande do Sul”, afirmou Daniela.

Sobre o investimento na capacitação profissional, Daniela destaca que é uma necessidade e ressalta que a previsão de investimento até 2030 é de R$ 26 bilhões e para 2040 o valor chega na casa dos R$ 200 bilhões de investimentos na construção de usinas, linhas de transmissão e indústrias, por exemplo. “Nós precisamos de uma mão de obra extremamente qualificada aqui no Rio Grande do Sul”.

Entre as pautas que serão abordadas durante a gestão estão o mercado regulado, o mercado de carbono e o mercado de geração distribuída.

“Hoje o estado do Rio Grande do Sul já está muito bem posicionado, quando falamos em todo o mix de energias renováveis, mas quando a gente puder mostrar o diferencial competitivo de termos de mercado, ganharemos mais espaço”, afirma.

Entre as propostas da gestão, está a certificação e um selo de energias renováveis. Essa ação tem como objetivo aumentar a participação das empresas de energias renováveis na matriz energética do Rio Grande do Sul e mostrar quem são as empresas que estão promovendo esse aumento, ampliando as inovações e a sustentabilidade.

Um dos programas do Sindienergia-RS é o Indústria Geradora, que vai trazer as empresas atuantes no setor de renováveis do Rio Grande do Sul e planejar formas de fomentar seu crescimento. A gestão também pretende intensificar a proximidade com os governos municipais, estaduais e federal e ampliar as ações junto a entidades nacionais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895