Sistema de Vigilância Colaborativa afirma reduzir até 75% da criminalidade em bairros de Porto Alegre

Sistema de Vigilância Colaborativa afirma reduzir até 75% da criminalidade em bairros de Porto Alegre

O sistema de câmeras mantidas pelas associações de bairros está presentes na Auxiliadora, Moinhos de Vento, Higienópolis e Mont'Serrat

Rodrigo Thiel

João Volino Corrêa, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Auxiliadora (AMA), apresentou alguns dados sobre os dois anos de atuação do sistema

publicidade

De cerca de 12 crimes por mês em 2021 para uma média mensal de quatro ocorrências em 2023. Em menos de dois anos da instalação de um sistema de cercamento eletrônico comunitário no bairro Auxiliadora, a associação de moradores destaca ter reduzido consideravelmente os índices de criminalidade. No período, outros bairros da região também passaram a contar com sistema, chamado de Vigilância Colaborativa, atingindo que indicam uma queda de 50% a 75% na ação de criminosos.

De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Auxiliadora (AMA), João Volino Corrêa, o sistema é mantido por condomínios, comerciantes, escolas e instituições sociais parceiras. Com isso, as câmeras Astro instaladas em locais estratégicos são capazes de auxiliar o trabalho da polícia. “A redução nas áreas de cobertura do equipamento é grande. Este sistema é um modelo para ser aplicado em qualquer bairro de Porto Alegre, pois a ideia dele é o cercamento das quadras para fazer esta ação”, contou.

Corrêa destaca ainda o aplicativo criado em parceria com a Astro, que permite que os usuários façam a comunicação de atividade suspeita ou até mesmo o relato dos crimes que estão ocorrendo na região. Atualmente, são mais de 1,2 mil pessoas dos bairros onde o sistema atua que estão cadastradas na plataforma. “A gente entende que o estado já faz um trabalho bastante importante e a gente exalta muito o trabalho das forças policiais. Mas a sociedade civil também pode fazer a sua parte. E é uma contribuição muito pequena para o benefício que todos acabam tendo com seus bairros mais seguros”, finalizou.

O sistema de Vigilância Colaborativa foi implementado inicialmente no bairro Auxiliadora no início de 2022, a partir de uma iniciativa da AMA. Desde então, outros bairros da capital passaram aderir ao sistema, que capta imagens e repassa para as forças de segurança pública. Em 2023, o sistema atingiu a marca de dois mil metros de área de cobertura das câmeras. O Vigilância Colaborativa está presente nos bairros Auxiliadora, Moinhos de Vento, Higienópolis e Mont'Serrat. Além disso, novas parcerias estão sendo firmadas para melhorar o sistema de vigilância nos bairros de Porto Alegre.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895