Site falso faz clientes da CEEE caírem em golpe

Site falso faz clientes da CEEE caírem em golpe

Página clonada enganou clientes, que pagaram valor da fatura de luz aos golpistas

Giullia Piaia

publicidade

Alguns clientes da CEEE Equatorial que tentaram tirar uma segunda via de suas faturas caíram em um golpe. Ao procurar os termos “2ª via CEEE” no buscador Google, o primeiro link da lista era um site falso, idêntico ao da CEEE, que foi clonado por golpistas.

Informando login e senha, a vítima é redirecionada para uma página com todos os dados de consumo, exatamente como seria no site oficial. Ao pagar uma segunda via de conta gerada pelo site falso, a pessoa estará, na realidade, mandando dinheiro, por meio de um pix, para os criminosos.

Há cerca de uma semana, a CEEE Equatorial denunciou o crime na Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID). “É um crime de estelionato, que exige representação. Então, a gente tem que ir atrás das vítimas”, explica o delegado da DRCID, André Lobo Anicet. Ainda não há suspeitos.

Página clonada feita por golpistas | Foto: Reprodução

Em nota, a empresa de energia informa ter alertado sobre o golpe nas redes sociais e canais oficiais no início de outubro, lembrando que não aceita, ainda, pagamentos por pix.

“A CEEE Grupo Equatorial pede cuidado redobrado ao realizar a busca de ‘2ª via de fatura’ na internet. Orientamos para sua segurança, acessar a agência virtual, sempre, por meio do site. Nesta página, todas as informações de acesso necessárias estão disponíveis e os dados do cliente estão protegidos e seguros”, avisa a nota.

Entretanto, nas redes sociais, o grupo limitou-se a dizer que ainda não aceita pagamentos por pix, sem mencionar o golpe em específico. “Fique atento às informações divulgadas em nossos canais oficiais para não cair em golpes e fraudes”, diz uma postagem no Instagram. Nos comentários, diversos consumidores furiosos. “Houve vazamento de dados sim, site sem proteção, sem segurança, responsabilidade da CEEE, violação do direito do consumidor, dano moral. Descaso!! O pior é mandar o cliente pagar a conta novamente!! É o fim da picada!!”, diz uma das clientes lesadas pelo ocorrido. “Que bonito! Fiz o pagamento com pix no dia 04/10, aí no dia 07/10 vocês resolvem informar aos clientes que ainda não aceitam pix? Palhaçada!”, reclama outra mulher.

A CEEE Equatorial garante que não houve vazamento de dados de clientes e afirmou, por meio de sua assessoria, que as vítimas fornecem seus próprios dados aos criminosos ao fazerem login (com CPF e senha) no site falso. O delegado informa que a investigação está em estágio inicial e ainda irá averiguar se houve algum vazamento de dados. “Tem que ver efetivamente, talvez eles tenham obtido de alguma forma os dados dos clientes. Na verdade, o site da CEEE é ruim. É uma coisa meio sem segurança, sem verificação em duas etapas. Então, é possível, pode ser que eles tenham obtido acesso ao vazamento de algum dado”, analisa.

O link deixou de ser exibido pelo Google no final da tarde desta sexta-feira.

Como se proteger

Para não cair em golpes online é importante sempre buscar o site oficial das empresas desejadas, seja a companhia de luz ou o banco. Fique atento ao endereço das páginas web. No caso do golpe com o site falso da CEEE, a URL era “www.ceeeportal-v2.pagedemo.co”, bem diferente do endereço verdadeiro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895