Situação de emergência em munícipios de Santa Catarina

Situação de emergência em munícipios de Santa Catarina

Alagamentos causam deslizamentos e deixam dezenas de desabrigados, e as chuvas devem continuar no Estado

Ana Cardoso

Deslizamento no Morro dos Cavalos interrompe trafego na BR 101 ao longo de todo o dia

publicidade

As fortes chuvas em Santa Catarina atingem cerca de cinco vezes o esperado para todo o mês de abril em apenas 4 dias, resultando em estragos em diversos municípios, como Palhoça onde já foi decretada situação de emergência nesta segunda-feira, tendo sido suspendidas as aulas na rede pública.

Nesta manhã foram relatados mais de 82 desalojados em todo o Estado, sendo 12 apenas em Palhoça. Os desabrigados já foram direcionados para lugares seguros pelas autoridades locais.

Ainda em Palhoça a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com a Defesa Civil de Santa Catarina atuou durante todo o dia na retirada de pedras no km 229 da BR 101, principal rodovia de ligação do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que ficou completamente interrompida após deslizamento no Morro dos Cavalos, fazendo motoristas retornarem em busca de outros trajetos.

Ainda no domingo a Defesa Civil elaborou um relatório sobre as ocorrências diversas causadas pelo temporal em sete municípios da Grande Florianópolis, até então acumulados mais de 200 mm de chuva nas regiões do Litoral Sul do Estado e Grande Florianópolis, tendo esse valor já aumentado ao longo do dia causando alagamentos em diversas cidades.

Nos municípios de Paulo Lopes, Garopaba e São João Batista os alagamentos afetaram o transporte deixando pessoas desabrigadas, sendo necessário o auxílio do Corpo de Bombeiros para a retirada da população para lugares seguros.

A defesa civil alerta que as chuvas deverão permanecer durante a noite e alerta a população catarinense, e pede atenção para os alagamentos, riscos de deslizamentos de terra e rochas, riscos de quedas de postes e árvores, desabamentos e ventos fortes.

*Sob supervisão de Jonathas Costa


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895