Sociedade Italiana do RS celebra 129 anos

Sociedade Italiana do RS celebra 129 anos

Aniversário será comemorado com jantar ticipamente italiano na sexta-feira

Taís Teixeira

O presidente da Sirgs, Francisco Morelli, e o diretor-presidente do Correio do Povo, Sidney Costa.

publicidade

A cultura italiana está em festa no Rio Grande do Sul.  A Sociedade Italiana do RS (Sirgs) promoverá o jantar 11ª Serenata Italiana para celebrar os 129 anos da atuação  da entidade no Estado. Com o objetivo de exaltar e preservar os costumes culturais da etnia, o evento é uma oportunidade de congregar as demais entidades que mantêm e divulgam os hábitos italianos. Além disso, a festividade também marcará o começo das etapas comemorativas dos  130 anos da sociedade, atividade especial chamada de 100+30, que representa uma nova fase da entidade, com novos propósitos definidos. O jantar será na sexta-feira, na Sociedade Italiana, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. Atualmente, há cerca de 200 sócios que fazem parte do quadro social, número que a diretoria deseja aumentar a partir de ações difusoras da cultura italiana.  

O presidente da Sirgs, Francisco Morelli, acompanhado de uma das integrantes da Sociedade, Cris Fortte,estiveram no Salão Nobre do Correio Correio do Povo na terça-feira de tarde a fim de convidar o diretor-presidente do jornal, Sidney Costa, para participar da 11ª Serenata Italiana. Morelli, que já está há muitos anos à frente da entidade,explicou que uma das finalidades desse momento é unir forças com todos os órgãos que atuam em prol da tradição italiana no Estado. O dirigente também destacou que o Rio Grande do Sul é um local que conserva as características da etnia no seu comportamento. “É um dos estados mais italianos no Brasil”, afirmou, destacando que Caxias do Sul, município com forte colonização italiana, como uma das economias mais pujantes do Brasil.

Além disso,outras metas que devem ser alcançadas, como a  criação do Centro Cultural de Sociedade Italiana, com museu, biblioteca, salas de arte e escola de idioma, sendo essa atividade uma das mais desenvolvidas atualmente. Socializar os italianos "itálicos", pessoas que não são descendentes sanguíneos, mas simpatizam com  o povo italiano, está entre  uma das finalidades que deve ser implementada pela gestão atual.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895