Solidariedade marca 12ª edição do Iom Mitzvah neste domingo em Porto Alegre

Solidariedade marca 12ª edição do Iom Mitzvah neste domingo em Porto Alegre

Promovido pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), evento busca arrecadar 75 mil peças de roupa e cobertores

Felipe Faleiro

Evento itinerante, também conhecido como Dia do Dever, ocorre até às 16h em diversos bairros da Capital

publicidade

A solidariedade toma conta das ruas de Porto Alegre neste domingo, com a 12ª edição do Iom Mitzvah, a Campanha do Agasalho promovida pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS). Mais de 150 voluntários saíram em cinco caminhões a partir do Colégio Israelita, no bairro Santa Cecília, com a meta de obter 75 mil peças de roupa e cobertores, dez mil a mais do que no ano passado. E a julgar pela motivação dos participantes, o objetivo foi cumprido. A ação é considerada tradicional entre a comunidade judaica, e teve o apoio de equipes da Cootravipa, que cederam os veículos, Prefeitura e Brigada Militar. Carros de som fazem o apoio e também o chamamento à população. O evento termina às 16h.

Outros três pontos de drive-thru também foram montados pela FIRS. “Tudo é destinado para uma unidade de triagem da Prefeitura, que, depois, distribui às comunidades carentes da Capital. O desafio é grande, mas encaramos isto como um desafio do bem. É um evento curto, mas com muito calor humano, que acaba trazendo doações para quem mais precisa”, comentou o coordenador da ação, Pablo Watenberg. A maioria dos voluntários foi formada por estudantes do Colégio Israelita e movimentos juvenis judaicos, que, também tradicionalmente, descem dos caminhões com agilidade e batem de porta em porta solicitando os itens.

Cada caminhão teve seu capitão, que foi quem organizou e engajou os demais participantes. Nicole Pimentel, membro de um destes movimentos, foi a coordenadora do veículo que percorreu os bairros Bom Fim e Santa Cecília, e, para ela, a ação busca melhorar a vida das comunidades porto-alegrenses. “Não paramos nem durante a pandemia, pois vimos que haveria como realizar a campanha e muitos jovens da comunidade acabam participando, por sentir que é um dever nosso ajudar o próximo. Um valor importante ensinado pelo judaísmo é de contribuir para um mundo melhor, e é muito gratificante”, comentou Nicole.

Além deste roteiro, os demais caminhões passaram por Jardim Botânico, Petrópolis, Santana, Azenha, Menino Deus, Rio Branco, Moinhos de Vento, Auxiliadora, Mont’Serrat, Cidade Baixa e Centro Histórico. O público se engajou na campanha e contribuiu para o sucesso da ação. “Auxilio todos os anos. Sempre tem algo que possamos separar e doar para o próximo. Especialmente no inverno, quando estamos deitados na cama, pensamos naquelas pessoas que não têm recursos, então procuramos ajudar”, salientou a comerciante Jucélia dos Santos, moradora do Santa Cecília, que entregou sacolas com itens para o Iom Mitzvah.

O presidente da FIRS, Marcio Chachamovich, disse recentemente que o evento é responsável por 40% das doações de roupas feitas pela Prefeitura, o que amplia a responsabilidade dos organizadores, mas motiva a todos a ajudar ainda mais. “O inverno está chegando, ainda não está aqui, mas a única certeza que temos é a de que ele será muito severo em algum momento”, diz Watenberg.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895