South Summit: montagem das estruturas no Cais Mauá entra na reta final

South Summit: montagem das estruturas no Cais Mauá entra na reta final

Evento promoverá conexões entre startups, empresas e fundos de investimentos, de 29 a 31 de março

Felipe Samuel

Cais Mauá receberá pela segunda vez um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo global

publicidade

Às vésperas de um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo global - o South Summit Brazil 2023 -, funcionários ajustavam nesta segunda-feira os últimos detalhes das estruturas que estão sendo montadas no Cais Mauá, no Centro Histórico. O objetivo é garantir que tudo esteja pronto até quarta-feira, quando ocorre a abertura do evento. Por três dias, a Capital vai receber 900 palestrantes e representantes de diversas de empresas e startups do mundo.

Às margens do Guaíba, a circulação intensa das equipes revelava a importância da montagem das estruturas. Conforme o CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro, a obra está alinhada ao cronograma e destaca que os últimos dois dias são fundamentais. “Não tem 1 mm de atraso sequer desde que iniciaram o processo de montagem. Obviamente que a gente está aqui numa velocidade bastante intensa para concluir todos os armazéns, a estrutura externa, a parte coberta, as três praças de alimentação, os palcos, enfim, a decoração, tem bastante coisa ainda para ser concluída”, observa. 

Mais do que promover conexões entre startups, empresas e fundos de investimentos, Ribeiro afirma que a expectativa é de realização de um grande evento. “Quando abrirem os portões aqui na quarta-feira pela manhã vai estar tudo pronto. E o pessoal vai ter a oportunidade de viver um grande evento, com mais uma grande experiência, sobretudo com um evento diferente do evento do ano passado”, aposta. Entre as lições aprendidas na edição anterior, ele ressalta o trabalho para qualificar os espaços do encontro, com foco em mais acessibilidade, mobilidade e cobertura. A ideia é dar conforto ao público.

“Teremos uma acústica melhor, uma oferta de alimentação maior e com mix mais variado. A gente buscou atacar todos os principais pontos e oportunidades de melhoria que a gente identificou”, reconhece. Obviamente que alguns a gente não vai atingir o 100% como é o caso, por exemplo, da acessibilidade. A gente não pode esquecer que o evento acontece no Cais, que não é um local acessível, que é um local tombado, que tem uma série de limitações”, completa. Para atenuar os problemas no trânsito, os organizadores se reuniram com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e forças da segurança do município para elaborar um plano de mobilidade.

“Essa questão logística é uma questão inerente dos grandes eventos. Um evento que reúne 20 mil pessoas, mobiliza mais de 700 speakers, reúne quase 600 jornalistas cadastrados, que traz para Porto Alegre mais de 100 fundos de investimento, enfim, com todos esses números e essa grandeza, o impacto do trânsito é quase uma coisa natural”, afirma. “A gente está bem preparado. Vai ter fila? vai ter fila. Vai ter alguma dificuldade? Vai ter uma dificuldade, mas a gente está trabalhando e está atento para que isso seja diluído e o transtorno seja menor possível”, reforça.

Por conta do evento, o prefeito Sebastião Melo afirmou que a prefeitura vai se mudar na quarta-feira para o South Summit. “Estamos vivendo um momento de retomada da autoestima da cidade. Ocupamos muitos espaços públicos. Os eventos estão acontecendo. O processo de inovação veio para ficar. O empreendedorismo é um caminho para fazer a proteção social, pois se você não empreende na cidade. A máquina não tem recurso e a economia indo mal, não tem dinheiro para a ponta”, destaca.

Com formato mais robusto, a segunda edição do South Summit Brazil vai ocupar uma área de 22 mil metros quadrados, com oito palcos (dois a mais do que na edição passada) e programação simultânea. Cada um receberá uma das oito trilhas de conteúdo, que vão abordar temas relacionados sobretudo ao contexto latino-americano e aos negócios relevantes para a região. São elas: Fintechs; Agritechs; Saúde; Varejo; Sociedade; Inovação e Ecossistema; Sustentabilidade e ESG; e Indústria 5.0.

O tema desta edição é Shape the Future, já que o South Summit vem mostrando que além de inovar, é preciso desenvolver soluções e negócios que sejam inclusivos, sustentáveis e diversos, ou seja, que tenham uma série de medidas que mostrem, principalmente, um compromisso com impacto que eles geram. 

Sobre o South Summit Brazil
Com o objetivo de fomentar conexões entre startups, empresas e fundos de investimento globais para gerar negócios e conexões de alto valor, o South Summit Brazil 2023 acontecerá de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre, trazendo as principais tendências e inovações do presente e do futuro da indústria nacional e internacional. O planejamento e operação do evento são guiados pelo Pacto Global, da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa em âmbito mundial, do qual o South Summit é membro. 

Criado há 10 anos, o evento é líder no ecossistema de inovação e empreendedorismo global. No Brasil, é uma correalização do Governo do Estado do RS, e deve ocorrer na capital gaúcha até 2027. A primeira edição foi em maio de 2022 e reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais. Mais de 20 mil pessoas passaram pelo evento, totalizando 40 mil contatos realizados e mais de 2,5 mil reuniões com cerca de 8,5 mil empresas, 3,3 mil startups de 76 países e 450 investidores. Incluindo mais de 90 fundos (20 internacionais), com uma carteira de investimentos que somam mais de $65 bilhões de dólares para negócios na América Latina.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895